
23 DE MAIO DE 2023
Alessandra Bellucci esteve em Salto do Pirapora para conhecer o trabalho social desenvolvido pelo Instituto Magnus, destaque na América Latina
Denúncia leva vereadora conhecer centro de excelência na defesa animal
Conferir a dedicação, amor e desprendimento com que o Instituto Magnus desenvolve no treinamento de cães-guias para pessoas com deficiência visual e, ao mesmo tempo levar ao conhecimento da entidade uma denúncia de violência e maus tratos em Piracicaba.
Foi assim, que a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), na fria manhã desta segunda-feira (22), juntamente com as assessoras Célia e Paola, acompanhada pelo coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba, Matheus Ferreira dos Santos, além do setor de Direito Animal, da Guarda Civil Municipal, integrado pelos soldados: Clodoaldo, Sandra, Geison e Leandro visitou as dependências do Instituto, localizado na zona rural da cidade de Salto do Pirapora, em área de 15 mil metros quadrados, região de Sorocaba.
O diretor-geral, Thiago Pereira recebeu a comitiva piracicabana e apresentou todo o complexo do Instituto Magnus, que atua sem fins lucrativos, em parcerias com a iniciativa privada, fundado em 2016 e, com sua atual atividade voltado ao treinamento de cães-guias para pessoas com deficiência visual, em estrutura para atender da melhor forma possível todas as etapas do processo de treinamento dos cães.
Na sequência da apresentação a comitiva piracicabana foi recebida por Kátia Garcia, cantora e compositora brasileira de sucesso, com deficiência visual, que também atua no Instituto Magnus, sempre ao lado de seu cão-guia Willy. Ela contou um pouco de sua trajetória de vida, do quanto o cão é fundamental em sua vida e da disposição de hoje continuar no trabalho do Instituto, que conta com mais de 700 pessoas na fila de espera frente aos 76 cães guias à disposição de adultos e crianças nas mais diferentes deficiências, a exemplo da visual, autismo e síndrome de down.
"O cão precisa estar em atividade, a felicidade do animal é que importa, tudo começa na maternidade, passando por treinamento, com tutores, para depois vir a socialização, onde o cão e a pessoa viram um só", resumiu Kátia Garcia para lembrar que o uso da bengala foi um instrumento de passagem e que o cão é o seu companheiro e parceiro de vida.
Kátia concluiu sua interação com a comitiva piracicabana, na distribuição de óculos escuros, no desafio de atravessar um corredor sensorial, com diferentes obstáculos, na experiência momentânea do que enfrenta uma pessoa com deficiência visual.
O instrutor Moisés Vieira também fez a sua interação com a comitiva piracicabana e, comentou especificamente sobre a demanda levada pela vereadora Alessandra Bellucci, na denúncia de maus tratos e violência a que estaria envolvido um animal do Instituto em posse de um cidadão de Piracicaba.
Moisés disse lembrar bem deste caso, pois foi ele mesmo quem fez todas tratativas com a família. E, prometeu verificar a situação, lembrando que este cidadão fez todos os procedimentos, a exemplo de ficar no Instituto por duas semanas, onde são levantadas as possibilidades de incompatibilidade e outros procedimentos para de fato a pessoa ter a permissão do cão-guia.
A vereadora Alessandra Bellucci destacou a relevância do Instituto Magnus no Brasil, com destaque referencial que até já mereceu matéria especial na Rede Globo de TV, no programa do apresentador Luciano Huck.
A parlamentar também conheceu as demais dependências do Instituto, como a ampla área de recreação e treinamento, cozinha, centro cirúrgico, maternidade, sala de limpeza e banho e demais lugares especialmente montados para acolher os animais. Além de conhecer a frota de veículos devidamente adaptada para o resguardo e transporte dos animais. E, de reforçar o interesse de Piracicaba em estabelecer parcerias que possam evidenciar a luta pela defesa animal.
SERVIÇO - o Instituto Magnus conta com as inscrições das pessoas que desejam ter um cão-guia. Então, caso você conheça alguém que poderia ser beneficiado pelo programa, peça para se inscrever no site: www.institutomagnus.org.br ou ligar nos telefones: (15) 3042.1110 e (15) 99755.7201. Todos os serviços oferecidos pelo Instituto, incluindo estadia em hotel próprio são totalmente gratuitos.