PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE OUTUBRO DE 2021

Vereadora cobra “plano B” para comunidades em vias de reintegração


Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, ressaltou preocupação durante o programa Primeiro Tempo, exibido na noite desta segunda-feira (4)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", foi entrevistada no Primeiro Tempo

Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", foi entrevistada no Primeiro Tempo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", foi entrevistada no Primeiro Tempo

Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", foi entrevistada no Primeiro Tempo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", foi entrevistada no Primeiro Tempo






A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, voltou a cobrar do Executivo Municipal um “plano B” para as comunidades que estão em vias de sofrer reintegração de posse. “Temos questionado o que o será feito com essas famílias depois que acabar a pandemia”, disse, na noite desta segunda-feira (4), quando ela foi entrevistada no programa Primeiro Tempo, antes do início da 36ª reunião ordinária da Câmara.

Ela lembrou que existem quatro comunidades sob o risco da reintegração, somando cerca de mil famílias e em torno de quatro mil pessoas. “Existe um grupo com três vereadores, advogados de defesa, representantes do Ministério Público e da Defensoria, e nós queremos saber se está sendo feito um cadastro desta população, se tem processo de compra das áreas, se elas estão em débito com a Prefeitura”, destaca Silvia.

A parlamentar também destacou o projeto de lei complementar 19/2020, que revisa o Plano Municipal de Habitação, o qual já foi discutido em três audiências públicas na Câmara. “Habitação é um problema social, está inserida na Constituição como um direito social, como saúde, educação e segurança”, disse, ao destacar que “tudo se relaciona” com o direito à moradia, “com o empobrecimento da população, aumentou a favelização”, pontuou.

Durante a entrevista, a vereadora destacou a ampliação do público das atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo - "Antônio Carlos Danelon - Totó Danelon” durante o período da pandemia. “Por conta da possibilidade de fazer ações on-line, tivemos um aumento do público, com seis mil participantes do início do ano até agora, recebendo pessoas de outras cidades, estados e até País”, lembrou, ao citar que em um dos eventos sobre recursos hídricos foi registrado público da Argentina.

AGROECOLOGIA - Iniciada no sábado (2), a Semana da Agroecologia tem a participação do mandato coletivo e, segundo a vereadora Silvia Morales, envolve uma programação para discutir a produção agrícola local e orgânica. “Temos que incentivar os pequenos produtores do Município, com fomento, com participação em processos de compras públicas, para que possamos comprar mais próximo de onde é produzido”, disse.

Ela enumerou algumas das atividades da semana, que contou com mesa redonda no sábado, com mutirão de plantio de árvores, com solenidade que homenageia produtores, incentivadores e pesquisadores da área, assim como palestra sobre o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), desenvolvido no Município.

A vereadora destacou que o mandato coletivo “A Cidade É Sua” está “de portas abertas” à população, e que fica localizado no terceiro andar do prédio anexo da Câmara Municipal de Piracicaba. “Também convido a população a nos acompanhar em nossas redes sociais”, disse, ao divulgar o perfil @acidadeesua no Instagram e no Facebook.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas