PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JANEIRO DE 2021

Vereadora aponta à Saúde argumentos contrários ao retorno das aulas


Situação nas unidades escolares ainda é crítica e servidores e alunos estarão expostos, afirma Rai de Almeida



EM PIRACICABA (SP)  

Parlamentar fez primeira reunião com secretário de Saúde

Parlamentar fez primeira reunião com secretário de Saúde

Parlamentar fez primeira reunião com secretário de Saúde

Parlamentar fez primeira reunião com secretário de Saúde
Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar fez primeira reunião com secretário de Saúde



Em visita à unidade escolar da rede pública municipal de ensino, a vereadora Rai de Almeida (PT) pode conferir que, de maneira geral, as escolas municipais ainda não estão preparadas para o retorno às aulas. Ela levou suas preocupações ao secretário de Saúde, Filemon Silva. "Há apenas uma pedaleira com álcool gel para toda a escola, as lixeiras são quase todas sem pedal ––o que obriga a alunos e servidores a tocarem as lixeiras com as mãos–– e ainda não há também os tapetes sanitizantes de uso obrigatório e protocolar", observa a vereadora.

Servidoras da educação expuseram também à vereadora que as escolas não têm infraestrutura adequada que possibilite à volta às atividades escolares com um mínimo de segurança adequada. "Como apontaram as servidoras, há escolas que dispõem de apenas três auxiliares de classe para atender a 300 alunos! Na mesma medida, há uma média também de apenas três faxineiras para cada escola, o que obviamente também inviabiliza qualquer ação de desinfecção eficiente", comenta Rai de Almeida.

Sobre o processo que envolve a volta às aulas, Rai comenta que, como apontado pelas servidoras, ao que parece os pais e as mães dos alunos ainda compreenderam que, se as aulas voltarem, as crianças não poderão usufruir da unidade escolar da mesma forma que antes, e que não poderão frequentar as aulas mais de um dia por semana. "De acordo com o protocolo dado pela Secretaria de Saúde, os alunos e alunas irão às aulas uma vez por semana, pois as classes só poderão comportar 35% do total de alunos por dia. Isso não resolve nem o problema das famílias, que não tem onde deixar as crianças, nem o do ensino. Além disso, as crianças, por segurança, ficarão confinadas em sala de aula, sem poder usufruir de brinquedos e aparelhos lúdicos externos", salienta a vereadora Rai de Almeida.

"Há ainda a questão da acolhida dessas crianças se essa volta às aulas acontecer. Como as professoras vão acolher as crianças, especialmente as menores, sem poder tocá-las? Como cuidar das crianças na escola, mantendo-se o padrão de segurança do distanciamento social? Não haverá como levar uma criança ao banheiro, limpar um nariz ou outro cuidado", questiona a vereadora. Sobre a testagem que a secretarias de Saúde e Educação estão afirmando que começará a ser feita neste fim de semana, como ação preventiva de volta às aulas, Rai de Almeida pondera: "A testagem que será feita neste fim de semana não reflete a condição de saúde de servidores e escolares no dia 8 de fevereiro, dia previsto para a volta às aulas".

A vereadora pode também ouvir das servidoras que muitos pais que não querem que seus filhos retornam às aulas estão com medo de perderem a vaga nas escolas. As servidoras ouvidas também relataram um clima de medo e insegurança que ronda as unidades escolares. “Falta informação clara, oficial. Não há como ser a favor da volta às aulas neste momento, nessas condições. Sem contar que há uma previsão de que a pandemia na cidade chega a seu pior momento no dia 6 de fevereiro – portanto, voltar às aulas dia 8, do jeito como as coisas estão dadas nas escolas, é um risco imenso” – afirma a vereadora.

Após visita à unidade escolar e conversa com servidores, Rai de Almeida esteve numa primeira reunião com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, apresentando a ele seu posicionamento contrário sobre a volta às aulas. "Teremos outra reunião com o secretário de Saúde e com o subsecretário. Vamos cobrar e acompanhar esse processo, fazendo todo o possível para que nossas reivindicações sejam atendidas. O secretário de Saúde precisa chamar para si essa questão, uma vez que não se trata de uma questão de educação, mas sim de uma questão de saúde", conclui Rai.  



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Educação Saúde Rai de Almeida

Notícias relacionadas