
18 DE MARÇO DE 2025
Gustavo Pompeo critica proposta e anuncia abaixo-assinado contra instalação de pedágios em Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d'Oeste
Vereador Gustavo Pompeo (Avante)
Durante a 12ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (17), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) utilizou a tribuna para apresentar um balanço das atividades realizadas pelo seu mandato no mês de março. Entre os temas abordados, destacou sua participação em uma palestra para alunos do ensino médio e solicitações atendidas pelo Executivo. O vereador também criticou a possível instalação de novos pedágios na região, reafirmando sua posição contrária ao aumento de tarifas para os cidadãos.
Gustavo Pompeo relatou sua visita à escola estadual Sud Mennucci, onde conversou com cerca de 150 alunos do primeiro ano do ensino médio sobre desenvolvimento sustentável. “Levei para eles o recado de que não são apenas o futuro da sociedade, mas que já são o presente, e que suas ações impactam diretamente o nosso dia a dia”, afirmou.
O parlamentar também destacou a homenagem concedida ao comércio local Boutique Par Perfeito, que completou cinco anos de atuação na cidade, superando desafios como a pandemia. “Logo após a inauguração, veio o lockdown, mas eles resistiram e continuam gerando empregos e movimentando a economia de Piracicaba”, comentou.
Na área de zeladoria pública, o vereador exibiu pedidos atendidos pela administração municipal, como reposição de lâmpadas de LED queimadas e a limpeza de área de lazer. Ele também citou a realização de serviços de tapa-buraco na rua Maria Guilherme Lopes Fagundes, no Jardim das Flores, após solicitações de moradores.
Pedágios na região
Outro ponto central da fala do vereador foi a crítica à possibilidade de instalação de três novos pedágios na região, em trechos que incluem Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d'Oeste. Gustavo Pompeo relembrou que, em anos anteriores, alertou sobre a implantação de pedágios em São Pedro e Charqueada, e que, na época, foi questionado sobre a viabilidade do projeto. “Muitas pessoas me chamaram de mentiroso, porque diziam que era apenas um estudo, e hoje os pedágios estão lá, cobrando dos motoristas”, afirmou.
O vereador citou uma moção de apelo ao governador do Estado, solicitando a revisão dos locais previstos para a instalação das novas praças de pedágio. “O momento de lutar é agora, enquanto ainda estão estudando onde colocar esses pedágios. Depois que os locais forem definidos, não há mais o que fazer”, alertou. Ele também anunciou a criação de um abaixo-assinado para mobilizar a população contra a medida. “Esse pedágio não beneficia Piracicaba, nem Americana, nem Santa Bárbara. Por isso, estamos nos posicionando contra sua instalação e reforçando esse apelo ao governo estadual”, concluiu.