PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2024

Vereador questiona problemas de abastecimento no Água Branca


Propositura de autoria de Laércio Trevisan Jr. busca informações sobre problemas no abastecimento de água que afeta condomínio residencial



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de autoria de Laércio Trevisan Jr. pede informações sobre problemas de falta de água






A falta de água na região do bairro Água Branca é tema de requerimento aprovado em regime de urgência na noite desta quinta-feira (11), na 19ª Reunião Ordinária. De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), o requerimento 429/2024 busca informações sobre problemas de abastecimento relatados por moradores do Condomínio Residencial Del Giardino III, na rua Ricardo Arruda Ribeiro .

De acordo com a propositura, diversas reclamações foram protocolados por moradores do residencial junto ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). “Isso sinaliza uma situação insustentável que requer intervenção imediata”, traz o vereador no texto do requerimento.

Laércio Trevisan Jr., assim, questiona quais medidas específicas estão sendo implementadas para solucionar a falta de água nas áreas citadas, indaga sobre a adoção de um “plano de ação para abordar os constantes vazamentos, excesso de ar na rede de abastecimento e as falhas na pressão da água”, e pergunta qual é o plano de manutenção e melhoria da infraestrutura de abastecimento de água.

“Quais procedimentos estão em andamento para avaliar a infraestrutura de abastecimento nas áreas afetadas e definir intervenções de melhoria? Existe algum cronograma de execução de obras ou reformas para melhoria da rede de abastecimento nas áreas afetadas? Caso sim, qual é o prazo estimado para a conclusão dessas obras? Como a prefeitura planeja prevenir futuras interrupções no fornecimento de água e garantir um abastecimento constante e de qualidade para os munícipes?”, questiona o parlamentar. 

Ele ainda pergunta quais ações estão sendo planejadas a fim de garantir a limpeza e manutenção adequadas dos reservatórios de água, de forma a prevenir a entrada de impurezas e garantir a qualidade da água fornecida e, também, questiona quais orientações a Prefeitura tem emitido aos munícipes para lidar com possíveis interrupções no fornecimento de água e questões relacionadas. 

“Existe algum programa de investimento em novas tecnologias ou infraestrutura para otimizar o sistema de abastecimento de água e minimizar a ocorrência de falhas?”, também pergunta o vereador.

Discussão - Ao discutir a propositura na tribuna, Trevisan Jr. criticou a eventual diminuição de servidores, carros e maquinários à disposição da autarquia de água e esgoto para atender à população.

“A falta de água em Piracicaba se tornou comum nessa gestão e na outra gestão. Nessa, parece que piorou. Diminuiu o número de encanadores, motoristas, maquinários e veículos. Ou seja, como você pode atender bem a população, resolver a situação, se você não melhorou o atendimento?”, falou.

Ainda de acordo com o parlamentar, os vazamentos de água tratada nas tubulações subterrâneas são igualmente preocupantes, e precisam ser resolvidos: “[há] 52% de vazamento subterrâneo na cidade de Piracicaba. Não é o vereador Trevisan que está falando, são dados da Ares-[PCJ], ou seja, não avançou. Trata-se 100% e perde-se 52%... Sem evolução nenhuma. Essa questão tem que ser apurada, tem que ser melhorada”.

O discurso completo de Laércio Trevisan Jr. pode ser revisto no vídeo acima.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas