
09 DE ABRIL DE 2024
Fluxo intenso de veículos e congestionamentos entre 17h e 18h30 nas proximidades da Esalq impactam a mobilidade urbana da região, diz Trevisan Jr., em requerimento
Trevisan Jr. pergunta, em requerimento, sobre a possibilidade de revisão da programação dos semáforos nas proximidades da Esalq
"O atual funcionamento dos semáforos tem contribuído para um considerável aumento no tempo de deslocamento e no congestionamento da região". É o que cita o requerimento 392/24, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), aprovado na 18ª Reunião Ordinária de 2024, nesta segunda-feira (8).
Em justificativa, o parlamentar pede informações ao Executivo sobre a possibilidade de revisão da programação dos semáforos nas proximidades da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), cruzamento com as avenidas Pedro Morganti e Centenário. Trevisan Jr. cita que "o intenso fluxo de veículos no horário entre 17h e 18h30, sobretudo durante a saída dos funcionários e alunos da Escola e a ida dos moradores em direção ao bairro Monte Alegre tem contribuído para um considerável aumento no tempo de deslocamento e no congestionamento da região devido ao atual funcionamento dos semáforos.
O parlamentar menciona ainda que é preciso "avaliar a eficácia da programação atual dos semáforos e considerar possíveis ajustes que possam otimizar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos".
O vereador pergunta qual é a programação atual dos semáforos nesse cruzamento, se há registros de análises de tráfego ou estudos prévios que embasaram a configuração atual dos semáforos. Ele questiona ainda se está sendo avaliada a realização de ajustes na programação dos semáforos para diminuir os congestionamentos observados no período mencionado. Por fim, caso haja planos para a revisão da programação, quais medidas são consideradas para otimizar o fluxo de veículos e melhorar a mobilidade urbana nessa região.