PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE ABRIL DE 2024

Vereador questiona não recebimento da vacina contra dengue


Piracicaba recebeu a primeira remessa de vacina contra dengue.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Cássio Fala Pira questiona não recebimento da vacina Qdenga






O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, solicita ao Executivo, através do requerimento 407/2024, aprovado na 17ª Reunião Ordinária, informações ao Secretário Municipal de Saúde, doutor Augusto Muzilli Júnior, sobre o Munícipio de Piracicaba não ter recebido a primeira remessa de vacinas contra dengue na rede pública para imunização da população.

“ Com a proliferação dos novos casos de Dengue noticiados em toda a Municipalidade e sobre uma nova epidemia de dengue em 2024 necessitamos urgentemente de um amparo do Município a fim de buscar incentivos, melhorias e imunizações para Cidade”, disse Cássio Fala Pira no documento.

No requerimento ele cita que, foi divulgado pela imprensa local o aumento dos casos de Dengue em relação ao mesmo período do ano passado, e que ações de combate e divulgação são extremamente necessários a fim de evitar todo e qualquer sobrecarga ao serviço municipal de saúde.

Ele menciona também no requerimento, que o Poder Executivo tem o dever de direcionar esforços em todas as frentes de combate a proliferação do mosquito causador da doença, inclusive na fiscalização dos pontos de reprodução dos mosquitos e nas residências e imóveis que possam levar a multiplicação desmedida de nascedouros de focos do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o requerimento, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os agentes do PMCA trabalham de forma preventiva, ou seja, o ano todo, intensificando ações quando necessário, visitam imóveis, orientando, retirando criadouros e quando necessário colocando larvicida em possíveis criadouros, além da realização de mutirões e arrastões de combate à dengue.

“Os agentes também visitam pontos estratégicos, em imóveis fechados e em obras, todas as quintas-feiras, executam entradas forçadas em imóveis nos quais o proprietário não é localizado e em todos os casos, quando encontrado irregularidades é feito a notificação e auto de Infração (multa)”, comentou o vereador no documento.

Para o vereador, apenas essas condutas não são suficientes é necessária mais atenção quanto a vacinação e imunização da população e pede que seja realizada com urgência, a intervenção do Munícipio a fim de buscar novas frentes de busca e imunização da população, tendo em vista a sobrecarga existe nos atendimentos da Municipalidade e as mortes ocorridas.

No requerimento ele questiona quais seriam os motivos que o Munícipio, não teria sido comtemplado com a primeira remessa da vacina Qdenga para rede pública, se o Munícipio teria informado sobre as mortes ocorridos a fim de demonstrar ao Governo Federal a urgência e necessidade do recebimento da vacina.

“Tendo em vista que a primeira remessa da vacina era destinada para adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades com mais de 100 mil habitantes o Munícipio teria se empenhado a fim de informar os números oficiais de transmissão de dengue nesta faixa etária junto ao Governo Federal”, questiona o parlamentar.

Cássio Fala Pira, questiona quais as novas medidas adotadas a fim da cidade receber a vacina, tendo em vista que não recebeu a primeira remessa e se foi realizada alguma campanha de conscientização a população sobre os benefícios e a importância da vacina Qdenga.

Por fim ele questiona quais os estudos iniciais que o Munícipio já realizou para vacinação quando do recebimento das vacinas e quais medidas foram adotadas após as mortes ocorridas na cidade.

 

“Acabou de ter mais uma morte, a terceira por dengue em Piracicaba, os prontos-socorros estão lotados, Santa Casa e Fornecedores de Cana também. Precisamos que o secretário se posicione e de uma explicação à sociedade”, falou Cássio Luiz, durante a 17ª Reunião Ordinária.

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Imagens de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602


Legislativo Cassio Luiz

Notícias relacionadas