PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE AGOSTO DE 2023

Vereador quer discutir veto a PL sobre lista de medicamentos em falta


"Piracicaba abriu mão da vanguarda", disse Pedro Kawai sobre veto do Executivo a projeto que prevê divulgação de lista com medicamentos disponíveis na rede municipal



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai é autor do projeto de lei 58/23, que dispõe "sobre a divulgação de relação de medicamentos que compõem os estoques da Rede Municipal de Saúde"






O vereador Pedro Kawai (PSDB), em discurso na tribuna da 44ª Reunião Ordinária pelo tempo regimental de 10 minutos, na noite desta segunda-feira (21), falou sobre o veto do prefeito ao projeto de lei 58/23, de sua autoria, que trata da divulgação atualizada, pelo Executivo, da relação dos medicamentos disponíveis e faltosos na Rede Municipal de Saúde.

"O prefeito vetou alegando vício de iniciativa, [alegando] que era coisa do Executivo, que o Executivo é quem tem que fazer, que não é papel da Câmara fazer esse trabalho. Enfim, estou esperando vir o veto, para discutirmos", falou o vereador. Ele, na sequência destacou que a propositura, aprovada em duas votações, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) da Câmara.   

Pedro Kawai ainda disse que projeto com teor semelhante foi recentemente aprovado pelo Senado Federal, algo que, para ele, evidencia a conveniência da propositura em âmbito municipal:

"Em sessão no Senado, no dia primeiro de agosto, aniversário na nossa cidade, foi aprovada lei que obriga, no Brasil inteiro, ficar disponível essa lista com os medicamentos [da rede pública de saúde]. Ou seja, nós estávamos tramitando uma coisa que até o Senado e o Congresso estão enxergando como necessária. Então, Piracicaba abriu mão da vanguarda", analisou o parlamentar. 

Em seu discurso, ele ainda falou sobre erosão no acostamento da estrada do Pau D'Alinho, que recentemente recebeu capina e limpeza de mato por equipes da Prefeitura:

"Foi um belo trabalho, diga-se de passagem mas, agora, com a limpeza, a erosão ficou evidente. Não sei foi quando construíram o asfalto ou a canaleta, mas eles desviaram a água de chuva para o córrego do outro lado da pista. E, agora, a erosão já está quase chegando no asfalto. Está muito perigoso, são pelo menos 20 metros. A questão é que vai chegar no asfalto e vai ficar mais caro o molho do que o bolo", falou.

O discurso completo do parlamentar pode ser revisto no vídeo que acompanha esta matéria. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas