PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE NOVEMBRO DE 2021

Vereador faz convite para audiência pública sobre estatuto da GCM


Audiência será realizada na próxima quarta-feira (24), às 14 horas. Em seu discurso, Pompeo também relatou suposto caso de abuso policial sofrido por um amigo.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Pompeo em discurso na tribuna durante a 45ª reunião ordinária de 2021






O vereador Gustavo Pompeo (Avante), ao fazer o uso da tribuna na condição de líder de partido durante a 45ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (18), reforçou o convite para que os parlamentares e demais interessados participem de audiência pública para discutir o estatuto da Guarda Civil Municipal, que acontecerá na próxima quarta-feira (24), às 14 horas, no plenário da Casa.

"É um assunto muito esperado pelos guardas essa questão do estatuto, que está irregular desde 2014, assim como tantas outras coisas em Piracicaba que estão ou estavam irregulares. (...) A gestão atual, quase quem em sua totalidade, está regulamentando coisas que estavam ou estão irregulares aqui em Piracicaba", disse o vereador.

Ele ainda acrescentou que o objetivo da audiência é "trazer o comando da Guarda e a secretaria de Governo para que eles exponham aos guardas e à população como que está o serviço, como está o andamento, e quando eles pretendem apresentar para a Câmara esse estatuto, que a Guarda Municipal tanto necessita que seja feito".

O parlamentar também relatou em seu discurso um suposto caso de agressão policial sofrido por um de seus amigos na região do Bosques do Lenheiro, quando abordado por uma blitz. Segundo o vereador, este amigo foi parado pois o veículo em que ele estava encontrava-se com pneus "carecas". Ele, no entanto, informou aos policiais sobre a existência de uma lei que permitiria que o problema fosse sanado no local antes do veículo ser guinchado, mas não foi ouvido pelos agentes de segurança.

"Ele começou a questionar, mas eles [policiais] não gostaram. E eu estava no telefone e ouvi a maior parte. Daí desligou, e deve ter sido na hora que jogaram ele no chão. Tem as filmagens de 3, 4 policiais, imobilizando ele ali. É uma pessoa que trabalha bastante e foi preso e levado à delegacia por desacato", disse Pompeo.

O vereador também relatou uma situação parecida, vivada por ele há algum tempo, quando foi detido sob a alegação de ter furtado um celular. "Eu não quero incentivar ninguém a desrespeitar a polícia ou fazer algo desse tipo, mas eu só fui na delegacia pela primeira vez para denunciar 6 policiais que me prenderam por duas horas, pois eles achavam que eu tinha furtado um celular. Eles trouxeram a vítima no local, ela disse que não era eu, mas eles me detiveram pelo bel-prazer".

Pompeo disse que, apesar de ter denunciado o caso, até hoje tem a sensação de impunidade, "porque eu sei o que eu passei, ficando 2 horas sendo esculachado", e concluiu dizendo que "o vídeo, é lamentável o que a PM fez na entrada do Bosques, junto com uma pessoa que é trabalhadora". 

O discurso completo do parlamentar pode ser visto no canto superior esquerdo da página, logo abaixo da foto de capa desta matéria.          



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas