
01 DE NOVEMBRO DE 2007
"Inclusão social e superação de dificuldades". Esse foi o tema da palestra que o vereador André Bandeira (PSDB) realizou na Faculdade Anhanguera de Piracicaba, fala (...)
"Inclusão social e superação de dificuldades". Esse foi o tema da palestra que o vereador André Bandeira (PSDB) realizou na Faculdade Anhanguera de Piracicaba, no último dia 17 de outubro, às 19h30, falando para um público formado por universitários dos diversos cursos oferecidos por aquela instituição do ensino.
Tendo como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a realidade do mundo do deficiente, André Bandeira abordou aspectos fundamentais, com destaque para a inclusão social dessas pessoas e os problemas que são obrigadas a superar no dia-a-dia.
O vereador lembrou a necessidade do respeito às vagas reservadas para os deficientes em shoppings, hipermercados, vias públicas, e até mesmo nas instituições de ensino.
André Bandeira deu ênfase especial à chamada Lei de Cotas, que obriga as empresas, com quadro funcional superior a 50 empregados, a reservar um percentual dessas vagas aos deficientes.
Para ele, seria interessante que esse procedimento fosse adotado até mesmo por pequenas e micro-empresas, desobrigadas por lei, como padarias, farmácias e lojas comerciais, fato que ampliaria sensivelmente as oportunidades.
A prática esportiva foi outro aspecto que ele abordou, usando como exemplo os recentes jogos Parapan, realizados no Rio de Janeiro, para mostrar que a deficiência, seja ela motora, auditiva, sensitiva ou mental, não impede a prática de qualquer modalidade esportiva.
A palestra do vereador André Bandeira foi encerrada com o relato de sua experiência de vida e do acidente que o vitimou, provocado pela imprudência de um motorista que ultrapassou um sinal vermelho.
Citando seu exemplo e o alto preço que teve que pagar pela irresponsabilidade de outro, André Bandeira pediu aos universitários que tenham consciência quando estiverem dirigindo e tenham sempre em mente os riscos que a bebida, a velocidade excessiva e o desrespeito à sinalização podem trazer.
O vereador mostrou que apesar disso, é possível superar os problemas, enfrentar os preconceitos e vencer na vida, bastando para isso muita determinação e fé.
MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTOS: DIVULGAÇÃO