
28 DE MAIO DE 2024
Cássio Fala Pira aponta constantes problemas em software contratado pela Secretaria de Saúde
Cássio Fala Pira é autor do requerimento
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 32ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (27), o requerimento nº 662/2024, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que solicita informações sobre o que classifica de “falta de manutenção sistêmica” do Siss Saúde. Trata-se de um software contratado pela Secretaria de Saúde com o objetivo de otimizar e utilizar o prontuário eletrônico já ligado às informações do cartão Pira Cidadão.
No documento, o parlamentar ressalta que os monitores localizados nas unidades de pronto atendimento têm problemas como falta de áudio e desprogramação. Para Cássio Fala Pira, a demora no atendimento aos usuários das unidades de saúde pode estar relacionada aos erros apresentados pelo sistema.
Ele destaca que o serviço representa um custo de R$ 6,3 milhões pelo período de dois anos ao município. “Este documento vem demonstrar que o sistema ainda passa por dificuldades sistêmicas e que estes precisam ser resolvidos com máxima urgência, pois atrapalha, bem como compromete o sistema de saúde local”, diz o texto.
No requerimento, o vereador questiona se o problema é de conhecimento do Poder Executivo, se as manutenções necessárias são solicitadas à empresa terceirizada e requer cópia dos relatórios das visitas técnicas. Ele quer saber ainda o prazo para a solução dos problemas e o que tem sido feito para melhorar a situação de quem necessita de atendimento médico. Questiona ainda o motivo de o sistema não atender as necessidades dos usuários.