PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE SETEMBRO DE 2021

Vereador avalia andamento de CPIs e acompanhamento de demandas


Gustavo Pompeo (Avante) foi entrevistado, na quinta-feira (23), durante o programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Pompeo participou do programa Primeiro Tempo nesta quinta-feira (23)

Gustavo Pompeo participou do programa Primeiro Tempo nesta quinta-feira (23)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Pompeo participou do programa Primeiro Tempo nesta quinta-feira (23)

Gustavo Pompeo participou do programa Primeiro Tempo nesta quinta-feira (23)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Pompeo participou do programa Primeiro Tempo nesta quinta-feira (23)






O vereador Gustavo Pompeo (Avante) destacou a fiscalização desenvolvida pela Câmara Municipal de Piracicaba a partir das duas comissões parlamentares de inquéritos (CPIs) que estão andamento na Casa. “O auge do mandato é o fato da fiscalização, não podemos abrir mão de fiscalizar”, disse, na noite desta quinta-feira (23), durante o programa Primeiro Tempo, exibido antes do início da 33ª reunião ordinária.

Em relação à CPI da Merenda, que analisa a atuação da Nutriplus, o parlamentar pede atuação incisiva do Executivo diante das possíveis irregularidades que estão sendo apuradas. “E agora a mesma empresa ganhou um novo contrato”, criticou. Já em relação à comissão que trata do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Pompeo avalia que os problemas enfrentados pela autarquia são resultados de uma soma de fatores. 

“Foi um projeto do antigo governo”, pontua. “Como uma empresa que tem um produto que é essencial para todo mundo e ela ainda tem o monopólio sobre este produto, consegue ter déficit e não ter força para fazer investimentos”, disse, ao destacar que mais de 50% da água que entra no sistema de captação é perdida. “Então, precisamos retomar os investimentos, seja no funcionalismo, seja em melhorias técnicas”, acrescenta. 

Autor do projeto de resolução 1/2021, já aprovado na Câmara, Pompeo destaca a iniciativa de tornar obrigatória a disponibilização no Portal de Transparência da Câmara dos documentos recebidos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e das notificações em torno da liberação de verbas e recursos para o Município. 

“Transparência é uma das bandeiras que eu tenho e, a meu ver, essa é a forma mais eficiente de mostrar serviço e para população cobrar. Se tudo o que a gente sabe hoje do Semae, tivesse sido divulgado, as coisas seriam diferentes”, destaca. 

O vereador, que tem a profissão de motoboy, também falou da mobilidade, tanto pela realização da Semana da Mobilidade na Câmara, em que é um dos organizadores, assim como pelo evento Moto Legal, realizado no final de julho, que ofereceu serviços de saúde e de orientação à categoria. “Meu compromisso é trazer para a vida pública a minha experiência, por isso trouxe a mobilidade, que é muito cara para mim, porque as políticas públicas precisam ser amadurecidas para trazer mudanças significativas”, disse.

Ainda na questão de trânsito, Pompeo comentou sobre a demanda para que seja construída uma ponta entre o bairro Vila Rios, no Distrito de Santa Teresinha, à Vila Industrial. “Eu já conversei com o prefeito, porque foi uma demanda que surgiu dentro do Fórum de Trânsito na Câmara e agora está em avaliação”, disse, ao lembrar que o trajeto pode contribuir para diminuir o fluxo de trânsito na região.

Pompeo também destacou a necessidade de agilidade dos serviços públicos, ao comentar o caso do pedido para corte de árvore no bairro Monte Líbano, em que o morador aguarda desde 2017 um pedido já autorizado pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). “Alguns casos como esse, em que a árvore já tem um laudo, e a Sedema não o faz (o corte), a responsabilidade é de quem não fez o serviço”, disse, ao lembrar que, como estão condenadas, as quatro árvores podem cair e causar um acidente.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas