
02 DE FEVEREIRO DE 2022
No início de 2021, Pedro Kawai pediu que a Prefeitura mantivesse desassoreamento do ribeirão para aumentar o leito do Piracicamirim.
Equipe de obras realizando a limpeza de córrego
Os prejuízos sofridos pelos moradores dos bairros próximos ao ribeirão Piracicamirim, que foram atingidos pelas cheias dos últimos dias, poderiam ser menores caso a Prefeitura mantivesse o serviço de desassoreamento, realizado através de uma ação coordenada entre a Defesa Civil, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e a Secretaria Municipal de Obras. A observação foi feita pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que, em janeiro de 2021, pediu a continuidade dos serviços ao então recém-empossado prefeito Luciano Almeida (DEM).
"A limpeza de córregos e ribeirões foi realizada em vários pontos da cidade, durante o governo do PSDB, e passou a ser uma ação periódica, com a retirada de galhos, troncos, detritos e até móveis jogados nesses locais", lembrou.
Segundo Kawai, "não há como prever uma quantidade tão elevada de chuvas", contudo ele entende que, "caso a Prefeitura tivesse realizado o desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, muito provavelmente a vazão seria menor e, como consequência, menos famílias seriam atingidas".
Em suas redes sociais, o vereador prestou solidariedade às famílias e pediu o engajamento da sociedade em campanhas de arrecadação de donativos para as vítimas, como é o caso da iniciativa que está sendo desenvolvida pela moradora Solange, que recebe as doações em sua casa, situada na rua Goiânia, número 146, onde fará a triagem e depois encaminhará aos necessitados.