PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE MAIO DE 2019

Valéria Penatti defende trabalho incessante pela segurança de trânsito


Aposentada pela prefeitura, Penatti tem como meta de vida o despertar das pessoas sobre os acidentes, que podem ser evitados mediante um processo de conscientização



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Valéria Penatti defende trabalho incessante pela segurança de trânsito






Valéria de Barros Penatti ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na 31ª reunião ordinária, desta segunda-feira (27) para discorrer sobre o tema: Maio Amarelo – Conscientização de acidentes de trânsito.  

Com atuação por mais de 18 anos na prefeitura, aposentada e a um ano e meio na área de trânsito, como agente, Penatti destacou o legado de sua própria história, com excelente bagagem, onde viu acidentes, tristezas e sequelas provocadas em decorrências destas situações.

Para Valéria, há situações em que podemos mudar. A preocupação é com as pessoas, em inquietude que não se deve passar no mundo sem se importar com isso, no sentido de evitar um acidente, quando se observa uma criança pegar rabeira no caminhão, ou de pessoas que provocam acidentes ao falar no telefone.

Valéria enfatizou que seu trabalho incessante é mudar a postura de motoristas, pedestres e ciclistas, por intermédio de palestras e cursos, em missão de vida, na conscientização do trânsito. Também comentou sobre a campanha Maio Amarelo, que procura diminuir em 50% os acidentes.

Valéria citou o apoio do vereador André Bandeira (PSDB) junto a profissionais, como psicólogos, onde cada um compartilha a sua história. Informou que em Piracicaba são 41 carros emplacados diariamente. "Há que se mudar esta história. Pessoas não usam cinto no banco de trás", disse, além de agradecer a oportunidade da participação na tribuna popular da Câmara.

Em pedido de aparte, o vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS) destacou a importância da campanha de concientização sobre o trânsito, especialmente que envolve o processo educacional com crianças pequenas. O vereador também agradeceu a atenção de Jorge Akira, secretário municipal de trânsito pelo trabalho desenvolvido em Piracicaba. 

Também em aparte, o vereador André Bandeira ressaltou a importância da prevenção e, citou o bem mais precioso - referindo a familiares - que são fundamentais por ocasião de acidentes. E, relembrou de quando sofreu acidente, onde a dor que passou não deseja pra ninguém. Bandeira citou várias ações em portas de escolas. E, enalteceu o trabalho do Ciet (Centro Infantil para Educação de Trânsito), além de pontuar o Sest Senat, no processo educacional que estas instâncias trabalham na questão do trânsito.

O vereador Ronaldo Moschini (CID) também solicitou pela ordem, para parabenizar a fala de Valéria, pela importância da temática e enfatizou o trabalho do Samu, onde prevalece os casos com bebida alcoólica. Além de falar de novo equipamento da Polícia Militar, o que facilitará a fiscalização no tocante à ingestão de bebidas. 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas