PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE MAIO DE 2023

Uma pessoa morre de diabetes a cada 5 segundos, alerta oradora


Projeto "Amigos do Diabetes Lions Clube Piracicaba Leste" foi tema abordado pela oradora Jussara Cristiane Teixeira Bueno nesta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Oradora Jussara Cristiane Teixeira Bueno em fala sobre o projeto "Amigos do Diabetes"






Jussara Cristiane Teixeira Bueno ocupou a Tribuna Popular, na noite desta segunda-feira (8), durante a 25ª Reunião Ordinária, para falar sobre o projeto "Amigos do Diabetes Lions Clube Piracicaba Leste". A ação visa à prevenção da doença e à promoção da saúde e foi abraçada pelo Lions Clube Piracicaba Leste em 2019.

A metodologia do projeto, que visa trabalhar com 100 pessoas, foi desenvolvida na Escola de Mães, no bairro Alto. As atividades devem começar em 5 de junho, às 18h30, num total de 25 encontros, divididos em quatro fases, com término até dezembro. Serão abordadas técnicas emocionais e comportamentais, com base em apoio psicológico. Parceiros que apoiam o projeto e os resultados esperados também foram apresentados por Jussara na Tribuna Popular.

A oradora explicou que o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Jussara falou sobre os tipos e os sintomas e disse que o diabetes "é uma pandemia de que ninguém fala", ao citar que 463 milhões de pessoas no mundo eram portadoras da doença antes da pandemia, número que cresceu para 537 milhões hoje, sendo que 50% desses indivíduos não são diagnosticados.

"Quem não sabe não cuida e, mesmo quem cuida, cuida muito pouco", disse a oradora, creditando o comportamento à falta de informação, de qualidade no atendimento ou de estrutura social. "Uma pessoa morre de diabetes a cada 5 segundos", alertou.



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Tribuna Popular

Notícias relacionadas