
18 DE ABRIL DE 2023
Projeto de resolução 6/23 foi aprovado em redação final na noite desta segunda-feira (17), na 20ª Reunião Ordinária. Propositura também altera dinâmica das sessões
Propositura foi aprovada em redação final na 20ª reunião ordinária da Câmara, realizada nesta segunda (17)
Foi aprovado na noite desta segunda-feira (17), em redação final, o Projeto de Resolução 06/23, que prevê a volta da Tribuna Popular para o horário inicial das reuniões ordinárias da Câmara, logo após a entrada e leitura das matérias.
A Tribuna Popular é uma espaço que permite aos cidadãos discursarem por até 10 minutos sobre temas livres durantes as sessões camarárias do Legislativo. A propositura já havia sido aprovada em plenário, em primeiro turno, na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 3 de abril.
De autoria dos vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Rai de Almeida (PT), o projeto traz alterações no Regimento Interno da Casa de Leis para mudar a dinâmica das reuniões ordinárias. Além de estabelecer que o uso da palavra pelos cidadãos se dará no início das reuniões ordinárias, o projeto também cria um Segundo Expediente.
Atualmente, as reuniões ordinárias são separadas em dois momentos: Ordem do Dia, que é fase inicial da reunião destinada à entrada e leitura de documentos e à discussão e votação das matérias constantes na pauta; e Expediente, a última parte da reunião, reservada à Tribuna Popular e aos discursos livres dos vereadores.
Agora, as reuniões passarão a ter três partes sucessivas: Primeiro Expediente - destinado à entrada de documentos, à leitura de documentos de quaisquer origens e ao uso da Tribuna Popular, por até 20 minutos; Ordem do Dia - destinada à discussão e votação das matérias constantes na pauta; e Segundo Expediente - destinado às discussões livres pelos vereadores, seguindo-se a ordem alfabética da lista de presença.
A propositura ainda estabelece duração de 45 minutos para o Primeiro Expediente e de 60 minutos para o Segundo Expediente. Pela regra atual, o Expediente tem duração máxima de 60 minutos.