PIRACICABA, DOMINGO, 22 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

02 DE DEZEMBRO DE 2014

Trevisan Jr. homenageia Paróquia pelos 55 anos de criação


Paróquia Santa Cruz e São Dimas recebe homenagem por seus 55 anos de fundação.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Entrega de homenagem a igreja São Dimas

Entrega de homenagem a igreja São Dimas
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Entrega de homenagem a igreja São Dimas

Entrega de homenagem a igreja São Dimas
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Entrega de homenagem a igreja São Dimas



O Vereador Laercio Trevisan Júnior (PR), entregou na noite de ontem (01), moção de aplausos a Paróquia Santa Cruz e São Dimas pelos seus 55 anos de criação. A honraria foi recebida pelo Padre Claudemir Aparecido da Rocha.

A Paróquia foi fundada no dia 1º de outubro de 1959, no bairro que até então ainda era conhecido como Vila Progresso. Em 20 dezembro foi inaugurada uma capela sob a invocação de Santa Cruz. Em 19 agosto de 1956, a capela recebeu mais um título, São Dimas, porque nessa ocasião foi entronizada a sua imagem.

Devido à expansão da comunidade, Dom Ernesto de Paula, bispo da época, decidiu elevá-la à paróquia, desmembrando–a da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte. Sua instalação ocorreu no dia seguinte à posse do primeiro pároco Padre Geraldo Gomes da Silva que esteve à frente da comunidade até 22 de junho de 1962.

Na primeira administração do Monsenhor José Nardim, iniciou-se a construção da nova matriz. A antiga capela foi demolida para dar lugar ao novo templo, cuja estrutura arquitetônica forma uma cruz grega e contou com o apoio da Sociedade Beneficente Amigos do Bairro São Dimas, em sua construção.

A pedra fundamental foi lançada em 1º de maio de 1963 e já em dezembro do ano seguinte, embora em obra, a nova igreja já era utilizada para celebrações. Ao lado da nova matriz está colocado um cruzeiro de mármore, sinal vivo e histórico da devoção a Santa Cruz para lá transferido em 1989, o que nos dias atuais vem sendo motivo de orgulho da comunidade do Bairro São Dimas.

Segundo o vereador Trevisan, os relevantes trabalhos realizados através de suas pastorais e seus colaboradores, devem ser reconhecidas pelo Legislativo. “A importância deste trabalho é muito grande para Piracicaba, e um trabalho como este deve ser enaltecido”, declarou Trevisan.

 

 

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas