PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JUNHO DE 2021

Três atletas são homenageados pelo 'Dia Municipal do Karatê-do'


Vídeo traz a trajetória de Matheus Sant'Anna, José Ricardo da Costa e Andréa Mesquita, que receberam Diploma de Reconhecimento de Mérito entregues por Pedro Kawai.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

José Ricardo da Costa recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito

José Ricardo da Costa recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Matheus Sarcedo Sant'Anna recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito

Matheus Sarcedo Sant'Anna recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Andréa Mesquita recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito

Andréa Mesquita recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Andréa Mesquita é homenageada por Pedro Kawai

Andréa Mesquita é homenageada por Pedro Kawai
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

José Ricardo da Costa recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito

José Ricardo da Costa recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

José Ricardo da Costa recebe Diploma de Reconhecimento de Mérito








Em reconhecimento aos atletas que fortalecem a tradição da modalidade de origem japonesa em Piracicaba, dois alunos e uma professora são homenageados pela Câmara pelo "Dia Municipal do Karatê-do", instituído pelo decreto legislativo 60/2014, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).

Em 2021, em razão das restrições sanitárias para o controle da pandemia da Covid-19, não haverá reunião solene na Casa de Leis em alusão à data. No entanto, um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação presta homenagem a Matheus Sarcedo Sant'Anna, José Ricardo da Costa e Andréa Mesquita, que também receberam Diploma de Reconhecimento de Mérito das mãos de Kawai.

"O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportava em Santos [SP]. Durante décadas, professores vindos do Japão ensinavam a 'arte da mão vazia' aos jovens descendentes nikkeis e, aos poucos, os brasileiros começaram a se interessar também", rememora o vereador, que destacou a dedicação dos homenageados e de todos os atletas da modalidade.

"Atualmente, existem milhares de praticantes desta arte no país, sendo que em nosso município é possível verificar a existência de dezenas de 'dojos', como são chamadas as academias, ensinando aos interessados a importância da disciplina e da determinação não aplicadas somente ao esporte, mas também no dia a dia de nossas vidas", completa Kawai.

Matheus, de 37 anos, começou aos 6 no karatê-do, influenciado pelo pai e pelo irmão mais velho. Junto com o sensei Antônio Mantelatto, na academia de karatê do Clube Cristovão Colombo, conquistou as seguintes graduações: o 1º dan em 2005, o 2º dan em 2007 e o 3º dan em 2012. Atualmente, é faixa preta 4º dan, recebida em novembro de 2016.

José Ricardo da Costa, o Tioica, tem 24 anos de karatê-do. Iniciou com Okyoshi Marcolino Malosso Filho, em 1997, passando em 1998 a treinar na San Konjo Kyokai, no antigo Grêmio da Mausa. Foi promovido à faixa preta em 2003 e tem como mais recente graduação a conquistada em 2015, pelo mestre Takeshi Miyagi Hanshi, 10º dan.

Andréa Mesquita começou no karatê-do aos 16 anos, com o professor Yoshihide Shinzato, em Santos (SP), e hoje treina com o professor Masahiro Shinzato, na Shinshukan Karatê e Kobudo, também na cidade litorânea. É faixa preta desde 1988, com 7º dan obtido em 2020, e, há vários anos, é membro da banca de avaliação nos exames de graduação no Clube de Campo de Piracicaba.

É auxiliar-técnica da Shinshukan, ministra aulas de kata, shiai-kumite e arbitragens no Clube de Campo e é membro da diretoria jurídica da Federação Paulista de Karatê. Sagrou-se 10 vezes campeã dos Jogos Regionais, 9 dos Jogos Abertos do Interior, 15 do Paulista e 10 do Brasileiro. É tricampeã do Sul-Americano, bicampeã no Pan-Americano por equipes e vice-campeã pan-americana individual. Participou dos campeonatos mundiais do Egito, em 1988, do Japão, em 1990, e do México, em 1992.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Márcio Bissoli - MTB 48.321 Gustavo Annunciato - MTB 58.557


Homenagem Pedro Kawai

Notícias relacionadas