
04 DE ABRIL DE 2023
Psicólogo Sérgio Teodoro, presidente da Egrégora Servatus, usou a Tribuna para falar sobre o assunto e lembrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Psicólogo Sérgio Teodoro, presidente da Egrégora Servatus
O psicólogo Sérgio Teodoro usou a Tribuna na noite desta segunda-feira (3) para falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização Egrégora Servatus, da qual é presidente, e sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante a 17ª Reunião Ordinária.
A Egrégora é uma organização religiosa ecumênica e tem como objetivo a prática de amor ao próximo. Na organização, são desenvolvidos trabalhos com quatro grupos: crianças vítimas de violência e abandonadas, autistas e familiares, mulheres grávidas por estupros ou violência e idosos. Ele ressaltou que o foco está nas famílias de pessoas autistas.
O psicólogo apresentou dados do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos), que apontam que, a cada 36 nascimentos, um será de uma criança autista. Ele informou que não há estudos no Brasil sobre autismo e que muitos, de maneira inapropriada, dizem se tratar de uma pandemia. Sérgio argumentou que isso acontece por falta de entendimento da sociedade e até de profissionais.
Ele lembrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e revelou que "não há o que comemorar", visto que as famílias de pessoas autistas, muitas vezes, estão com depressão ou relações desgastadas, excluídas da sociedade. Ele também apresentou um vídeo que aborda o assunto.
O psicólogo relatou sobre um projeto enviado ao prefeito que está em fase de ajustes finais para construção de uma sede para atender as pessoas autistas. O projeto é ofertar atendimento de neuropsicologia e terapias integrativas. "Não estamos pedindo verbas públicas ou emendas parlamentares, o que queremos é só um lugar para atender", finalizou Sérgio.
Para ouvir a fala completa, clique no vídeo que acompanha a matéria.