PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE AGOSTO DE 2019

Tozão expõe problemas que olarias enfrentam para obter licença


Parlamentar, que é proprietário de uma olaria na cidade, abordou a luta dos profissionais do setor contra "leis burocráticas" do país.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador ocupou a tribuna durante a 46ª reunião ordinária, nesta quinta-feira






"A mineração neste país é desleal", desabafou o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), na tribuna, durante a 46ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (29). O parlamentar, que é proprietário de uma olaria na cidade, abordou a luta dos profissionais do setor contra as "leis burocráticas" do Brasil, enquanto grandes mineradoras, como a Vale, devastam o país, segundo ele.

"Eu, como produtor de tijolos, tenho que fazer a mesma documentação que uma empresa como a Vale faz para conseguir tirar a licença para operar na cidade. Nós, proprietários de olarias, temos que digladiar com essas leis, sendo que uma olaria ou empresa de cerâmica jamais vai causar dano patrimonial a ninguém", argumentou Tozão.

De acordo com ele, a Vale devastou uma cidade inteira e causou danos ambientais irreparáveis, mas nunca precisou enfrentar grandes consequências. "Ficou por isso mesmo", reclamou o vereador.

Além disso, Tozão citou o roubo recente de mais de 700 quilos de ouro no aeroporto de Guarulhos (SP). "Ninguém sabe informar quanto minério é extraído do Brasil porque nenhum órgão governamental fiscaliza isso, enquanto pequenas olarias, que ajudam a construir cidades, estão lutando para permanecer de pé", enfatizou.

Tozão falou ainda sobre a proposta de promover nas paróquias da cidade palestra sobre surdez, que foi discutida em reunião com o padre Sebastião Luiz de Souza e a voluntária Raquel Moreno, na Diocese de Piracicaba, e sobre medidas para reforçar a fiscalização nas chácaras do bairro Gran Park.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas