PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2018

Tozão enaltece trajetória de Padre Humberto, em PL de denominação


Via pública do Loteamento Parque Residencial Damha II perpetuará o nome do religioso



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Tozão enaltece trajetória de Padre Humberto, em PL de denominação






Projeto de lei 258/2018, de autoria do vereador Osavaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB), aprovado em primeira discussão, na 74ª reunião ordinária de ontem (10) dispõe sobre denominação de via pública no loteamento Parque Residencial Damha II, no bairro Jupiá. O parlamentar ocupou a Tribuna da Câmara para enaltecer a trajetória do religioso, bem como agradecer os demais parlamentares que aprovaram o projeto de denominação. 

Nascido na cidade de Zamora de Hidaldo, no Estado de Michoacán de Ocampo no México, no dia 10/01/1970, Padre Humberto Vega Aviña era filho de Eloisa Aviña Liñares e Luis Vega Castell e possuía mais 11 irmãos.
 
Teve infância e adolescência normais, sempre alegre, brincalhão e peralta, mas desde pequeno revelou uma fé muito grande em Deus.

Em 26/11/1989 entrou para o seminário da Congregação dos Missionários Xaverianos em Salamanca (México), para fazer seu Postulado e Noviciado e em 04/08/1991 fez sua consagração religiosa e foi estudar Filosofia no Instituto dos Jesuítas em Guadalajara, onde permaneceu até 08/1994.

Logo após, foi a Paris na França estudar o idioma e posteriormente ir para missão na África. Todavia, após alguns meses de estudos necessitou voltar ao México e aí mesmo ingressou na Teologia, nesse período também passou por um ano de experiência missionária em povoados distantes.

Desde esses tempos já manifestava desejo de vir ao Brasil, no entanto não foi possível realizar esse sonho neste momento.

Em 18 de março de 2000 foi ordenado diácono e em 30 de julho do mesmo ano foi ordenado sacerdote.

Depois de sua ordenação permaneceu ainda no México, onde, por alguns anos, trabalhou na animação missionária e promoção vocacional na cidade de Torreon.
Em seguida, depois de algumas experiências na Cidade do México e em Guadalajara (2004 a 2006), foi designado Vice Reitor e Formador na Teologia Internacional na Cidade do México.

Chegou ao Brasil em 2011 e, depois de algum tempo de estudos da Língua Portuguesa em Brasília, foi enviado para a Paróquia Imaculado Coração de Maria (administrada pelos religiosos xaverianos) em Piracicaba no bairro da Pauliceia, e, chegando no início de 2012, iniciou seu ofício como vigário-paroquial até que em 14 de fevereiro de 2015 assumiu a função de pároco.

Também, desde 2014, era Conselheiro Regional de sua Congregação, e idealizou e realizou os Encontros da Juventude Missionária Xaveriana.

Ao longo dos anos em Piracicaba desenvolveu um trabalho de evangelização e animação dos jovens, sempre cativando e buscando mostrar-lhes o amor e a misericórdia de Deus também através da alegria, das festas, das práticas esportivas e do relacionamento com os irmãos.

Junto às crianças da Catequese era muito presente e querido, e em certa ocasião foi ele mesmo quem ajudou a reformar e pintar as salas de aula.

Também ficou conhecido e querido em outras paróquias, nas quais era frequentemente convidado a celebrar missas.

Outro traço marcante do Padre Humberto foram as grandes amizades que fez, transformando vidas e deixando sua marca para sempre em muitos corações, que aprenderam com seu carisma e alegria, mas também com sua capacidade de sacrificar-se por amor a seus amigos, o que significa ser discípulo e missionário de Jesus.

Veio a falecer aos 13 de novembro de 2016, por parada cardiorrespiratória, deixando seu legado e seus feitos na Paróquia Imaculado Coração de Maria no Bairro Pauliceia neste município e em todo seu povo.


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas