PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE JUNHO DE 2019

Solenidade em comemoração à Semana do Meio Ambiente reúne 25 alunos


Paulo César Guerreiro Júnior e Jonatas Neves da Silva desenvolveram atividades lúdicas com os alunos da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferraciú



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (2 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (3 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (4 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (5 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (6 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (7 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (8 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (9 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (10 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (11 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (12 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (13 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução


“Devemos cuidar do lugar onde a gente vive, não deixar tudo bagunçado, cuidar do lixo e limpar tudo”, alertou Safira, aluna da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferraciú, após a solenidade da Semana do Meio Ambiente 2019, realizada na tarde desta quinta-feira (6), no salão nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Cerca de 25 alunos do segundo ano da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferraciú, do bairro IAA, participaram do evento, uma iniciativa do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), conforme decreto legislativo 05/1999, reiterado pelo requerimento 05/2019.

O supervisor de responsabilidade social da concessionária Águas do Mirante, Paulo César Guerreiro Júnior, foi convidado para falar sobre saneamento básico, saúde e preservação do meio ambiente. De maneira informal e divertida, Paulo cativou a atenção das crianças, que ouviram atentamente sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

“A água é nosso bem mais precioso, por isso devemos economizar e usá-la de forma consciente. Além disso, não podemos jogar lixo em lugar indevido, temos que fazer o descarte corretamente para ajudar o meio ambiente”, aconselhou Paulo.

Em seguida, ele perguntou aos alunos se algum deles sabia o que era o meio ambiente. Animados, eles levantaram as mãos e disseram que o meio ambiente é o lugar onde vivemos. Orgulhoso pela interação dos alunos, o palestrante reafirmou a importância e a responsabilidade que os seres humanos têm de cuidar do lugar em que todos habitam.

O técnico aproveitou para explicar como é feito o tratamento de esgoto do município. “Todo o esgoto da cidade vai para a estação de tratamento onde é feito o processo de limpeza da água que, depois, é devolvida ao meio ambiente, contribuindo com a preservação das espécies de animais e da fauna”, disse.

A seguir, foram exibidos oito curta-metragens animados com o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da utilização de água e esgoto tratados para a conservação do meio ambiente, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Jonatas Neves da Silva, da área de responsabilidade social da Águas do Mirante, desenvolveu atividades lúcidas com as crianças, ensinando-as a separar o lixo nos recipientes corretos – amarelo: metais, verde: vidro, azul: papel e vermelho: plástico.

“Sem dúvida, as crianças são o melhor público que podemos trabalhar, porque elas não só memorizam como também aplicam muito rápido o que aprendem. Isso faz uma grande diferença. Estamos hoje preparando eles para tomar conta do futuro”, salientou Silva.

Para Paulo César Guerreiro Júnior o trabalho que a concessionária executa é semelhante ao de formiguinhas. “Provavelmente eles irão levar daqui um aprendizado para os amiguinhos ou até mesmo para os pais. Estamos plantando a primeira sementinha e queremos evoluir dentro deles a preocupação com o meio ambiente para que eles sejam multiplicadores desse conhecimento e se tornem cidadãos mais conscientes”, afirma.

Na sequência, foi apresentado um vídeo sobre o Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, coordenado pelo vereador José Longatto, com destaque nos 25 anos de luta e supremacia no debate ao meio ambiente, mostrando a nascente do rio Corumbataí, em Analândia, até encontrar com o rio Piracicaba, na região de Santa Teresinha.

A professora que acompanhou os alunos até a Câmara, Graziela Gonçalves de Souza, disse que, pela primeira vez em cinco anos, as crianças do segundo ano foram convidadas a participarem do evento. “É de extrema importância incentivar e preparar os alunos desde cedo sobre a preservação do meio ambiente, reciclagem, respeito à natureza e o meio em que vivem para que elas já possam aprender a ser conscientes”, avaliou.

Ao término da solenidade, Longatto entregou certificado de participação aos palestrantes e à professora e reafirmou a importância do trabalho da conscientização e preservação ambiental. “A ideia é fazer com que o futuro delas seja melhor do que o nosso”, afirmou.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Meio Ambiente José Longatto

Notícias relacionadas