PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE NOVEMBRO DE 2023

Sindicato receberá homenagem por campanha contra assédio


Rai de Almeida propôs moção de aplausos ao Siemaco por promoção da campanha Respeite Todo Mundo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura ocorreu na 63ª Reunião Ordinária






Na última segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou a moção 206/2023, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que homenageia o Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região) pela realização da campanha Respeite Todo Mundo. A presidente da instituição, Renata Aguiar Souza, receberá a homenagem.

A campanha Respeite Todo Mundo foi lançada pelo Siemaco com o objetivo de combater o assédio moral e sexual, bem como as práticas de discriminação e preconceito no ambiente de trabalho. A iniciativa faz parte da ação da Femaco, federação sindical que representa 280 mil trabalhadores das áreas de limpeza urbana, asseio e conservação, áreas verdes, controle de pragas, lava-rápido e auxiliares de transporte aéreo no estado de São Paulo.

A Câmara Municipal de Piracicaba aderiu à campanha e no dia 25 de setembro foi realizado um ato no Salão Nobre Helly de Campos Melges. Trabalhadores, lideranças sindicais e vereadores vestiram a camiseta vermelha e preta, que traz a hashtag #RespeiteTodoMundo e a mensagem: "Eu luto por um ambiente de trabalho sem assédio e discriminação".

Duranre a reunião ordinária, a vereadora ocupou a tribuna da Câmara para lembrar que a ação coincide com uma das causas da Procuradoria da Mulher da Câmara. "Temos travado essa luta contra a violência contra a mulher", citou a parlamentar.

A campanha se desdobra em frentes: além de cursos e palestras de formação, equipes do sindicato visitarão as empresas da cidade para promover a conscientização. Um formulário no site femaco.com.br foi disponibilizado para denúncias de assédio, discriminação e preconceito pelos trabalhadores, preservando a identidade dos denunciantes.

Além disso, a campanha também oferecerá uma série de cursos e palestras de formação. Serão disponibilizados materiais publicitários como bandeiras, camisetas, adesivos e informativos, todos contendo um QR code que direcionará para a página onde as denúncias poderão ser registradas.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas