PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE MARÇO DE 2021

Sílvia Morales reforça visão do mandato coletivo em temáticas sociais


A vereadora foca demonstração que fez do mandato na Alesp, em demandas que passam pela Covid-19, equilíbrio fiscal, mobilidade urbana, meio ambiental e outros temas



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Sílvia Morales reforça visão do mandato coletivo em temáticas sociais






Quarta oradora a utilizar os 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos, na 10.ª reunião ordinária de 2021, nesta quinta-feira (4), a vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, relatou sobre percurso que fez na  Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em demandas apresentadas aos deputados, em temáticas que passam pelo reforço de melhoramentos para a região de Piracicaba.

Silvia Morales esclarece que apresentou a proposta do mandato coletivo a alguns deputados, estreitando relações, principalmente com deputados da região e de seu partido, que trabalham com temas afins. "Estivemos no gabinete do Edson Giriboni (PV), onde conversamos sobre ICMS verde, equilíbrio fiscal, desafios das gestões municipais na pandemia, e  sobre emendas parlamentares", disse. 

A parlamentar também informa que esteve nos gabinetes de Roberto Morais (Cidadania), Bebel Noronha (PT) e com o deputado Alex de Madureira (PSD), com o qual conversou sobre vários temas, como a regularização fundiária e temas relacionados à cultura, mobilidade urbana e sobre rotatória em Santa Teresinha. "Colocamos nosso gabinete à disposição, estreitando um pouco a relação com os deputados estaduais", disse.

Sílvia também relata que visitou o mandato ativista, do PSOL, eleito em 2018 com mais de 150 mil votos. "Com todos esses, vamos manter uma relação de troca e acompanhamento para buscar as emendas para a cidade."

Sílvia Morales também se posicionou a favor da volta da Tribuna Popular e, informou sobre a elaboração de ofício que o mandato coletivo fez à Mesa Diretora, solicitando a volta deste expediente, de maneira on-line. "É um instrumento democrático e importante, onde as pessoas trazem suas angústias, solicitações e temas de relevância para a cidade. Se fosse fase amarela ou laranja, com toda a segurança, não teria nenhum problema de a pessoa entrar on-line, usando a mesma plataforma nossa, isso seria viável. Não vimos problema de usar a Tribuna Popular nas fases que estava, agora - com a fase vermelha - realmente podemos esperar um pouco essa discussão", disse.

Em aparte à fala de Sílvia, o presidente da Câmara, Gilmar Rota (Cidadania) esclareceu que a decisão de suspender temporariamente o uso da Tribuna Popular, em função da pandemia da Covid-19 foi decisão coletiva, da maioria dos parlamentares.

Sílvia Morales relembrou dos ofícios que originaram na convocação para a reunião, que deliberou sobre o uso da Tribuna, onde ela, e os vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Rai de Almeida (PT) votaram a favor do uso da Tribuna Popular, com as medidas de segurança, sendo que os demais acharam que não.

A parlamentar também considerou o teor de requerimento de sua autoria,  de 4 de fevereiro, sobre a lei Aldir Blanc, de incentivo cultural, onde alguns projetos selecionados não poderão se apresentar, por causa do horário estabelecido das 8h às 16h. "Por que não os cargos comissionados podem acompanhar ou transformar esses eventos em on-line?", questionou a parlamentar, frente à resposta do Executivo, alegando que os cargos comissionados não estão habilitados tecnicamente.

"Quero deixar nossa indignação, porque alguns projetos vão se perder, o recurso veio e, por conta de não estar abrindo algumas situações que pudessem ser tratadas diferentes, esses projetos não serão apresentados e os recursos não serão utilizados. Que se reveja essa situação", disse.

A parlamentar encerrou suas considerações destacando o ex-deputado federal, Antonio Carlos de Mendes Thame (PV), no projeto de lei 6407/2014, do marco regulatório do gás, que hoje está novamente na pauta do Congresso, sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas