PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE FEVEREIRO DE 2021

Silvia defende alternativas para qualificar uso de espaços públicos


Vereadora do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV) se reuniu com diversos secretários, entre eles da Sedema e da Semob, para discutir demandas.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

A parlamentar usou os 10 minutos regimentais da 6ª reunião ordinária






A vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), usou os 10 minutos regimentais da 6ª reunião ordinária para falar sobre visitas que realizou na Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e na Semob (Secretaria Municipal de Obras) para discutir alternativas para qualificar o uso de espaços públicos.

Na Semob, a parlamentar apresentou requerimento que elaborou sobre a regularização fundiária e reforçou a importância da discussão do tema. “A Prefeitura, na gestão passada, fechou os olhos para essa questão. Vários de vocês falam de falta de água, de ônibus e tudo isso foi um desgoverno, foi uma situação de falta de planejamento e de fiscalização. Tudo isso vamos ter que continuar debatendo”, pontuou.

Ela salientou que o tema regularização fundiária será evidenciado em um curso da Escola do Legislativo. "Está sendo formatado", informou, lembrando que secretários e servidores públicos municipais já receberam o convite para participar.

Silvia também disse que recebeu equipes de engenheiros e arquitetos para conversar sobre a lei de desdobro, tópico que vetado durante a revisão do PDD (Plano Diretor de Desenvolvimento), votado pela Câmara em dezembro de 2019.

Na Sedema, Silvia conversou sobre o projeto de implantação de uma praça multiuso, com pistas de mountain bike e caminhada, horta e artes de grafite. A reunião também abordou demandas relacionadas a praças, ao plano de arborização e ao descarte de resíduos. Além disso, ela pediu informações sobre a manutenção dos ecopontos do município.

A parlamentar mencionou, ainda, projeto de horto medicinal, nomeado de  Walter Accorsi, criado por iniciativa das enfermeiras do CRAB Cecap, com o auxílio da ex-vereadora Nancy Thame e apoio da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo) e do Conselho de Saúde. De acordo com Silvia, há uma emenda de Nancy Thame que determina a criação do projeto em mais oito unidades do CRAB no município.

ÁREA RURAL - Silvia se reuniu com a titular da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Nancy Thame, para discutir demandas da infraestrutura rural, varejões e o plano de desenvolvimento rural sustentável. Na ocasião, Nancy apresentou o organograma de trabalhos da pasta. A vereadora citou requerimento que elaborou para questionar o uso indevido de varejões, assunto que foi tema de denúncias encaminhadas ao gabinete.

SAÚDE - Em visita à SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Silvia conversou com o secretário Filemon Silvano sobre a volta às aulas e a possibilidade de firmar parcerias para o oferecimento de procedimentos da área da saúde.

HABITAÇÃO - A parlamentar criticou a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), na qual também realizou reunião. Para ela, o órgão “se desvirtuou do seu papel de fazer a política habitacional”. Segundo Silvia, a Escola do Legislativo promoverá um curso sobre a Habitação de Interesse Social.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas