PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE MAIO DE 2023

Senac receberá moção de aplausos por 30 anos de atuação em Piracicaba


Homenagem foi proposta pela vereadora Silvia Morales



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales é autora da moção de aplausos aprovada nesta segunda-feira






O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) será homenageada pela Câmara pelos 30 anos de atuação em Piracicaba. A moção de aplausos 58/2023 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua.

A história do Senac em Piracicaba começou a ser escrita em 1947, ano em que a organização instalou na cidade um núcleo da Universidade do Ar, programa inovador que trazia conhecimento por meio do rádio. O núcleo funcionou até 1962, quando esse programa do Senac foi extinto. Também no período de 1950 a 1953 houve a instalação de uma escola Senac na rua Boa Morte, com a oferta dos cursos de praticante de comércio, preparatório e aspirantes ao comércio.

Fechada a escola, por conta de uma reestruturação do Senac, a organização não deixou de atender a cidade, promovendo cursos em diversas ocasiões durante os anos 1960 e 1970, tais como de datilografia, oficial de farmácia, empacotamento, decoração de vitrine, vendedor domiciliar, balconista, atendente de hospital, aperfeiçoamento de garçom, barman, atendente de hospital e vendedor.

Em 1969, em convênio com o Ministério da Educação e Cultura, o Senac atendeu a Escola Técnica de Comércio Piracicabana, com distribuição gratuita de material pedagógico, publicações avulsas e periódicas, encontros estaduais de coordenadores, reuniões técnicas e seminários de estudos pedagógicos.

Em 1970 e 1971, o trabalho de orientação e supervisão prosseguiu, abrangendo também vários colégios comerciais. Em 1980, a organização promoveu a Feira de Informação Profissional em Piracicaba e, em 1992, realizou os seminários "Posicionamento da pequena e média empresa frente ao consumidor" e "Planejamento do ponto comercial e o sucesso da empresa".

Em 1991, foi assinada a escritura de concessão de uso ao Senac, em regime de comodato por 20 anos, do prédio da Prefeitura onde funcionava a Guarda Civil Municipal. Coube ao Senac a execução e o financiamento do projeto de reforma.

Com isso, em 3 de junho de 1993, foi aberta a unidade do Senac em Piracicaba com 1.500 metros de área construída e foco em administração, informática, beleza, turismo e hotelaria, moda, decoração, marketing, comunicação, varejo e saúde. Em pouco tempo, tornou-se parceira da indústria e do comércio local e regional, oferecendo cursos e formando profissionais para atuar no mercado de trabalho.

Em 2013, com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, o Senac de Piracicaba inaugurou sua nova sede, com 5.210 metros quadrados de área, que atualmente reúne 37 ambientes educacionais distribuídos entre salas de aulas, laboratórios, estúdio de rádio, TV e fotografia, salão cênico e de atividades culturais, espaço de convivência, biblioteca e auditório com capacidade para 150 pessoas.

"O Senac contribui para a qualificação profissional de inúmeros de nossos cidadãos e o conhecimento adquirido por essas pessoas é influência positiva que atualiza continuamente o ambiente das organizações e o mundo do trabalho em nossa cidade e região. Em 2023, completa 30 anos de atuação em Piracicaba, contribuindo com o aprendizado de estudantes nos seus cursos técnicos, livres, de aprendizagem e ensino médio técnico, além de ser polo EAD (educação à distância)", completa Silvia Morales.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas