
03 DE DEZEMBRO DE 2013
Vereador Luiz Arruda (PV) destaca os 20 anos de trabalho da escola em Piracicaba
Senac receberá Moção de Aplausos
A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou na reunião ordinária desta segunda-feira, 2, a Moção de Aplausos 233/13 do vereador Luiz Arruda (PV). A homenagem é endereçada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) pelos 20 anos de trabalhos prestados no município de Piracicaba e Região.
Em 1950, foi inaugurada a primeira sede do Senac em Piracicaba. A Escola Senac Décio Ferraz Novaes prestava homenagem ao advogado e comerciário que lutou contra as dificuldades econômicas do Brasil no pós-guerra e funcionou por três anos. 10 anos depois, no ano de 1960, o Senac São Paulo passou a atender a cidade com cursos voltados a serviços, comércio e saúde. Colaborou com ensino técnico comercial a partir de convênio com o Ministério da Educação e Cultura, e ofereceu assistência a professores do Estado através de parceria com o Sadec, realizando seminários, missões e encontros estaduais.
Nos anos 70, o Senac continuou as atividades em colégios comerciais e com escritório-modelo, o que levou a criação da Unifort, a unidade móvel de formação e treinamento do Senac, na qual promoveu cursos, palestras e seminários na área empresarial, comercial, hoteleira e de higiene e beleza, e foi responsável pela Feira de Informação Profissional, em 1980.
O parlamentar destaca também na propositura o marco da primeira unidade do Senac, com 1.500 metros de área construída com foco em administração, informática, beleza, turismo e hotelaria, moda, decoração, marketing, comunicação, entre outros cursos. Avalia também a expansão da escola em todo o Estado. Nos próximos três anos, a estimativa é de entregar novas unidades em Ourinhos, Pindamonhangaba, Registro, Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e São Miguel Paulista. Também estão sendo construídos novos prédios para as unidades Guarulhos e Mogi Guaçu.
No dia 28 de setembro, o Senac Piracicaba apresentou oficialmente sua nova infraestrutura e celebrou os 20 anos de atuação na cidade. Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, o novo prédio tem 5.210 metros quadrados de área, e reúne 37 ambientes educacionais distribuídos entre 18 salas de aulas, 16 modernos laboratórios, incluindo estúdio de rádio, TV e fotografia, espaço cultural para exposições e atividades culturais, biblioteca e auditório com capacidade para 150 pessoas.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Centro do Comércio e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac no Estado de São Paulo, Abram Szajman, ressalta o desejo de ver jovens de todas as classes sociais buscando sempre a formação e maior aprendizado. A homenagem será entregue ao Diretor Regional do Senac, Luiz Francisco de Assis Salgado.