PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE NOVEMBRO DE 2023

Secretaria municipal de Educação receberá moção de aplausos


Iniciativa vereador Pedro Kawai reconhece os 25 anos de municipalização do Ensino Fundamental



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai é autor da propositura






O vereador Pedro Kawai (PSDB), ao justificar durante a 63ª Reunião Ordinária seu voto favorável à moção 199/23, por ele proposta, de aplausos à secretaria de Educação pelos 25 anos da municipalização do Ensino Fundamental em Piracicaba, disse: "são 25 anos de história. São 25 anos em que o município assumiu esse importante compromisso com a sociedade, que é a educação fundamental na nossa cidade".

De acordo com o parlamentar, a municipalização, em Piracicaba, foi trazida pela lei 4.600, de 28 de dezembro de 1998, e "veio por conta de algumas medidas do governo do Estado, que transferiu aos municípios a responsabilidade e o compromisso das primeiras às quartas séries".

Pedro Kawai destacou que o processo de municipalização em Piracicaba foi iniciado em escolas da zona rural, sendo a primeira delas a Escola João Perin, no Nova Suíça. "Para a gente entender e perceber o crescimento da nossa municipalização nesses 25 anos, foram contratados na época oito professores e dois diretores em caráter emergencial, não foi nem por concurso público. Hoje, para termos uma ideia, temos em nossa rede municipal são mais de 1100 profissionais e 17.877 alunos em 47 unidades escolares", acrescentou o parlamentar que, na sequência, ainda disse que "Piracicaba é hoje considerada a melhor educação fundamental do Brasil". 

Propositura - No texto da justificativa da propositura é citado que o processo de municipalização no Estado de São Paulo foi baseado no discurso da descentralização e da autonomia da escola, direcionado a uma gestão democrática após o regime militar. O modelo de gestão, de acordo com o texto, era centralizador, mas, com a proposta de modernização administrativa, o planejamento educacional começou a experimentar processos descentralizadores.

A justificativa complementa, ainda, que destacaram-se entre as medidas adotadas pelo governo do Estado a transferência de escolas, professores e alunos das primeiras às quartas séries para os municípios, promovida pelo Decreto Estadual 40.673/96, posteriormente alterado pelo Decreto Estadual 40.889/96, que instituiu o Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município para atender o ensino fundamental.

"A iniciativa consolidou um processo que havia começado em 1989, com o Decreto Estadual 30.375/89, no qual os municípios aderiram à parceria sem alterar a função dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos, que eram cedidos por cinco anos de acordo com o termo assinado", traz a propositura.

Para conferir a fala completa do parlamentar, clique no vídeo junto à matéria.



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas