
15 DE SETEMBRO DE 2023
Vereador Gilmar Rotta, autor da homenagem, relembrou como foi o processo de implantação do órgão na cidade
Entrega da homenagem aconteceu na manhã desta sexta-feira (15)
O Samu (Serviço de Urgência e Emergência) recebeu Voto de Congratulações do vereador Gilmar Rotta (PP), por ter completado 19 anos de atividades. Estiveram no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges, na manhã desta sexta-feira (15), o coordenador do órgão, Thiago Bertollo, a coordenadora administrativa e de enfermagem, Maria Cristina Collonese, a superintendente das urgências, Flavia de Sá, e a coordenadora de enfermagem e do Núcleo de Educação, Juliana Baldan.
Gilmar Rotta, que no início dos anos 2000 atuava na Secretaria Municipal de Saúde, relembrou como se deu o processo da vinda do Samu para Piracicaba, a partir do Plano Nacional de Atenção às Urgências, criado pelo Governo Federal. A oficialização do órgão na cidade ocorreu por meio do decreto 5.055, de 27 de abril de 2004.
"Acompanhei como foi toda a tramitação de Brasília, a correria das equipes para arrumar a documentação, preencher a papelada e passar pela vistoria. O nosso Samu é o terceiro do Estado de São Paulo e o quinto do país", disse o parlamentar, ao ser complementado por Maria Cristina Collonese, que colaborou com esse processo naquela época: "tivemos que enviar uma pilha imensa de documentos ao Governo Federal por fax, em 24 horas".
Hoje, o Samu responde às chamadas de 11 municípios da região do DRS-X (Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba) e, segundo os representantes presentes na homenagem, é o único do país com essa capacidade de atendimento. Isso se deve a uma lei de cooperação mútua celebrada com os municípios, o que tem contribuido ainda para dar suporte orçamentário para o órgão, conforme lembrou Flávia de Sá. Ela reforçou que apesar da boa estrutura, o Samu local necessita de uma sede mais ampla.
A entrega do Voto - proveniente do requerimeto 592/2023 - foi acompanhada pelos vereadores Paulo Camolesi (PDT), Josef Borges (Solidariedade) e Pedro Kawai (PSDB). Camolesi lembrou de duas situações em que recorreu ao Samu, para auxiliar seus pai e filho, assim como também Kawai, que disse ter recebido auxílio em um momento com o seu pai. Já Josef Borges enalteceu Gilmar Rotta pela experiência administrativa no período em que o Samu foi criado, como também o fato de o colega tomar a iniciativa da homenagem.