PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE SETEMBRO DE 2021

Salão de Humor pode ser visitado presencialmente até dia 3 de outubro


Caricatura em homenagem à atriz Ruth de Souza, falecida em 2019, foi vencedora do Prêmio Aquisição Câmara Municipal de Piracicaba. Obra agora faz parte do acervo da Casa



EM PIRACICABA (SP)  

Caricatura da atriz Ruth de Souza, do cartunista Carlos Cunha (Duarte), foi a vencedora do Prêmio Aquisição Câmara

Caricatura da atriz Ruth de Souza, do cartunista Carlos Cunha (Duarte), foi a vencedora do Prêmio Aquisição Câmara

Júnior Kadeshi, Diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Júnior Kadeshi, Diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Carlos Cunha (Duarte), cartunista

Carlos Cunha (Duarte), cartunista

Renato Alves Rafael, agente administrativo Setor de Patrimônio da Câmara

Renato Alves Rafael, agente administrativo Setor de Patrimônio da Câmara

Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara

Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara
Salvar imagem em alta resolução

Caricatura da atriz Ruth de Souza, do cartunista Carlos Cunha (Duarte), foi a vencedora do Prêmio Aquisição Câmara






Até o dia 3 de outubro os piracicabanos e demais pessoas que passarem pela cidade podem visitar presencialmente, no barracão 14 do Engenho Central de Piracicaba, a 48ª edição do Salão Internacional de Piracicaba, um dos mais antigos do mundo a funcionar de forma ininterrupta.

“O Salão do Humor de Piracicaba teve seu início em 1974, no auge da ditadura militar, por um grupo de jornalistas e artistas piracicabanos que resolveram fazer um salão do humor em Piracicaba inspirado no Pasquim, jornal muito famoso à época e referência até hoje sobre os tempos da ditadura”, diz Júnior Kadeshi, Diretor do Salão de Humor de Piracicaba.

Dos 2076 trabalhos enviados este ano, 308 foram selecionados para a mostra, contemplando artistas de 49 países. Foram escolhidas 50 obras para cada uma das 7 categorias propostas pelo Salão: cartoon, charge, tiras, prêmio saúde, jogos olímpicos e Prêmio Aquisição Câmara Municipal de Piracicaba, além de 8 esculturas para o prêmio júri popular.

“O Salão de Piracicaba é um evento que projeta Piracicaba para o mundo. Todos os anos abre-se uma janela aqui em Piracicaba, onde pessoas do mundo todo podem falar e podem ser ouvidas. Da mesma forma, nossos trabalhos também chegam a elas. A trajetória do Salão do Humor de Piracicaba funde-se com a história mundial, já que todos os anos são documentados aqui fatos, eventos e personalidades que marcam todo o mundo”, completa Júnior.

O anúncio dos vencedores aconteceu em cerimônia virtual no último dia 4 de setembro, transmitida ao vivo pelas redes sociais do Salão. 

Salãozinho - Além das obras da mostra principal, o público que vier até o Engenho Central também poderá ver de perto as obras do Salãozinho de Humor de Piracicaba, que neste ano chega à sua 19ª edição, e que apresenta ao público obras de crianças de 7 a 14 anos. “Nós acreditamos que o desenho é fundamental para estimular outras áreas da vida da criança, para que ela seja um adulto responsável, criativo, artístico e crítico também”, traz o diretor do Salão.

Prêmio Câmara – Instituído por meio da Lei Municipal 5.427, de 17 de junho de 2004, o Prêmio Aquisição Câmara Municipal de Piracicaba – dedicado exclusivamente a caricaturas - oferece ao artista ganhador uma quantia em dinheiro e, em troca, a obra passa a compor o acervo do Legislativo municipal.

Neste ano, o ganhador do Prêmio Aquisição foi o cartunista maranhense, criado em Belém do Pará e que atualmente mora na cidade de Sumaré, Carlos Cunha, mais conhecido como Duarte que, com apenas uma caneta esferográfica e papel cartão, imortalizou a artista Ruth de Souza, falecida em 2019.

“Quando o Júnior [Kadeshi] me ligou para dar a notícia de que eu havia sido premiado, eu fiquei muito emocionado. Algumas pessoas até acharam que a obra tivesse passado por alguma manipulação em computador, fizeram até teste, mas ela foi feita de forma totalmente natural, apenas com caneta bic e papel cartão”, relata o cartunista.

Ao falar de seu processo criativo, Duarte não esconde o “xodó” que tem pela obra, nem o apreço que tem pelo Salão: “eu falei, vai ser um desenho simples, mas vai ser de coração. E eu disse, vou mandar essa obra para Piracicaba, essa obra foi exclusiva para Piracicaba. Antes dela [Ruth] morrer eu já estava pesquisando referências dela, pois quando eu faço uma caricatura eu gosto de ler sobre quem eu estou desenhando, eu gosto de saber da história para eu poder viajar na personagem. Aconteceram vários salões com propostas boas, mas eu disse: não vou mandar a minha Ruth, não! Segurei, segurei, e quando chegou esse ano, eu mandei para o Salão de Piracicaba”.

Patrimônio público - Renato Alves Rafael, agente administrativo do setor de patrimônio da Câmara, explica que, após o anúncio do vencedor, a obra passa a integrar o acervo da Câmara. "Essas obras são enviadas para nós de forma digital, às vezes por e-mail, e depois de impressas elas ficam expostas na Casa para que todos possam contempla-la".

Assim que recebida, a obra é emoldurada e exposta na Casa. É o que diz Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, que é a pessoa responsável pela sua guarda e conservação das obras adquiridas pelo Legislativo: “nós emolduramos, conservamos e distribuímos essas obras ganhadoras pela Casa para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a elas”.

Além do prêmio do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a Câmara também oferece prêmios aquisitivos para o Salão de Belas Artes de Piracicaba e para o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, conforme dispõe a Lei 5.194, de 25 de setembro de 2002.

Visitação e Tour virtual – A visitação presencial ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba é gratuita e pode ser feita de quinta-feira a domingo, das 10 às 17 horas, até o dia 3 de outubro, no Engenho Central.

Para quem não puder visitar presencialmente a mostra, há também a possibilidade de conhecer as obras selecionadas neste ano por meio de um tour virtual pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br, disponível até o 31 de outubro, com direito a uma visão detalhada dos desenhos e esculturas e um panorama em 360 graus pelo espaço.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Câmara Cultura

Notícias relacionadas