PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE FEVEREIRO DE 2019

Ronaldo Moschini alerta sobre importância de prevenção contra o câncer


Dados internacionais apontam que o problema desta doença vai além das questões de saúde, afetando a vida social e econômica de pacientes e seus familiares



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ronaldo Moschini alerta sobre importância de prevenção contra o câncer






Terceiro orador a ocupar a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos, o vereador Ronaldo Moschini (PPS), na 5ª reunião ordinária desta segunda-feira (18) falou da importância do Dia Mundial do Câncer, em dados e evidências que apontam, há algum tempo, que o câncer não é uma questão apenas de saúde, pois afeta a vida social e econômica de pacientes e familiares, com os altos custos de tratamento, levando muitas vezes à redução dos rendimentos.

Verifica-se que aproximadamente 50% dos casos de câncer diagnosticados, de países em desenvolvimento ocorrem em pessoas com menos de 65 anos de idade, comprometendo, a longo prazo, o desenvolvimento dos países, o que representa um grande ônus ao sistema único de saúde, em 98 mil novos casos de câncer de mama, 7,5 mil de perda de mulher por câncer mamário e de 9 mil em câncer de próstata, afetando a população masculina. 

O Dia Mundial do Cancer é marcado em 4 de fevereiro. A recomendação é que as pessoas adotem hábitos saudáveis. "Todos nós podemos fazer a nossa parte, na luta contra o câncer, todas as pessoas podem reduzir o risco de câncer, deixar de fumar, manter-se fisicamente ativo, consumir alimentos e bebidas saudáveis, todos nós podemos contribuir de alguma forma na luta contra essa doença. Todos podemos atuar nos governos e entidades competentes para aumentar a taxa de sobrevivência. No Brasil há inúmeros oncocentros", concluiu o parlamentar em suas recomendações e observações sobre a gravidade desde problema de saúde, com reflexo social.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas