PIRACICABA, SÁBADO, 28 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

01 DE NOVEMBRO DE 2007

Reunião solene comemorou o Dia da Reforma Protestante


Conforme iniciativa do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PTB) foi realizada na noite de ontem (3 (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Conforme iniciativa do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PTB) foi realizada na noite de ontem (31/10/07), às 19h30, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", a solenidade que marca pela primeira vez na cidade o cumprimento da lei municipal 5214/02, de autoria do ex-vereador Moisés Boscolo em comemoração ao Dia da Reforma Protestante.

Mais de 100 pessoas, entre autoridades, religiosos, fiéis e a população em geral prestigiaram o evento ao comparecer na Câmara. A Mesa Diretiva foi composta pelo presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), seguido do autor do evento, Francisco Edilson dos Santos; vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Pastor Donizete Cardoso, da Igreja Pentecostal Salvação de Jesus; Pastor Umberto do Nascimento Antunes, Conselho de Pastores de Piracicaba, a Pastora Joseli Nascimento, Igreja Ministério Internacional Vida e  Pastor Jessé Gonçalves Sobral.

O Coral da Assembléia de Deus Betânia interpretou a música "Castelo Forte" e "Tu é Fiel". A parte de louvor da solenidade também foi reforçada com a participação do gupo de Ministério da Dança Assembléia de Deus Betânia, que interpretou "Isaias 53" e "Fiel em Mim".

O ponto alto da solenidade ficou a cargo do Pastor Jesse Gonçalves Sobral, que após ser contemplado pelo vereador Francisco Edilson, no recebimento de um Certificado proferiu palestra especial ao resgatar a importância histórica da Reforma Protestante ocorrida há mais de 400 anos, por Martinho Lutero, na Alemanhã.


Dia da Reforma Protestante


No dia 31 de outubro os cristãos evangélicos lembram da Reforma Protestante. Infelizmente, a maioria nem se preocupa em saber quem era Martinho Lutero, João Hus, João Calvino, Wycliffe, Zwinglio, e tantos e tantos outros, famosos e anônimos.

Não é uma questão de idolatria disfarçada de veneração, como alguns segmentos cristãos fazem. É uma questão de lembrança do papel daqueles homens na história, e ainda maior importância deles no plano de Deus para a humanidade.


Não que eles sejam especiais para Deus. "O cristão mais famoso da terra, no céu é um anônimo na multidão dos santos" (alguém já disse).

Mas eles foram relevantes na história, ao trazerem lemas como Só a Escritura, Só a Graça, Só a Fé, Um Só Cristo, Só a Deus Glória.

Não tem nada mais cristão do que reafirmar o sacerdócio universal de todos os crentes, defender o acesso à Palavra de Deus a todos os homens, proclamar que Cristo é o Senhor, e que só devemos dar glórias ao Todo-Poderoso.


Lutero foi um homem admirável. Quando leio a sobre ele, admiro a pessoa, e o símbolo que ele se tornou, mesmo contra a própria vontade. Assim como admiro outros que o precederam (Wycliffe, por exemplo, foi perseguido por traduzir a Bíblia) e que o sucederam (John Wesley, por tudo o que fez, pela simplicidade), agiram não por mérito ou vanglória, mas simplesmente pela fé. Se estendêssemos Hebreus 11, acrescentaríamos versículos falando de tantos outros, conhecidos e desconhecidos, homens e mulheres, gente que conhecemos e gente que ouvimos falar...


Mas... O que ficou hoje? As igrejas evangélicas imersas em práticas extrabíblicas, algumas quase esotéricas, criando um verdadeiro "Talmude evangélico" (contrariando o Sola Scriptura). Outras, vinculando ofertas financeiras a bênçãos no céu, como se uma oferta maior fosse arrumar uma mansão melhor localizada na Jerusalém Celestial (contrariando o Sola Gratia e o Sola Fide). Ainda tem aquelas que tem lideranças tão personalistas, que quase tiram o senhorio de Cristo (e onde foi parar o Solo Christi?).

E, nas horas vagas, entre os louvores vazios e sem conteúdo, as oratórias (pregações não, oratórias) que deixam o Senhor Jesus de lado, e as manifestações de qualquer coisa diferente do Espírito Santo... Eles ainda lembram de Deus e dão glórias. Ou seja, às vezes lembram do Soli Deo Gloria. Dureza.


É por isso que é bom sempre lembrar outro lema da Reforma: Ecclesia reformata semper reformanda: Igreja reformada, sempre reformando. Se Lutero estivesse vivo, mais de 450 anos depois, iria ficar no mínimo chocado, e provavelmente pensando: Foi para isso que eu me rebelei?


Deus tenha misericórdia da igreja, nessa data, 488 anos depois da (primeira) Reforma. Na verdade precisamos de uma segunda, terceira, quarta... E por aí vai.     (Autoria anônima)


FOTOS E TEXTO: MARTIM VIEIRA MTB 21.939



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Chico D''Água

Notícias relacionadas