
23 DE FEVEREIRO DE 2022
Presidente da Câmara, Gilmar Rotta, compareceu e colocou a Casa Legislativa à disposição para "disseminar informações de prevenção às queimadas"
Na última sexta-feira (18) aconteceu a reunião extraordinária do conselho gestor da estação ecológica de Ibicatu, cuja pauta principal é o planejamento de ações de prevenção a incêndios florestais na Estação e em seu entorno.
Em apresentação realizada pelo major PM Kleber Moura, foi discutido a “Operação Corta Fogo”. Em razão do período de estiagem, o risco de incêndios aumenta exponencialmente, e com isso, o Corpo de Bombeiros desenvolveu o projeto com o objetivo de levar informação de como agir em caso de queimadas e incêndio.
Em setembro de 2021, aconteceu um incêndio de grande proporção próximo à estação e durou cerca de cinco dias. De acordo com Antonio Alvaro Buso, responsável pela Estação Ecológica de Ibicatu, o incêndio teve início no bairro Monte Branco da zona rural de Piracicaba (SP), provavelmente por uma fogueira acesa. O incêndio devastou vários hectares, porém, não chegou próximo à estação.
O incêndio foi em local de difícil acesso, por isso a importância desta reunião. As autoridades e entidades presentes se prontificaram a estudar um planejamento para prevenir futuros incêndios ou se acaso ocorrer quais procedimentos devem ser executados.
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Gilmar Rotta, informou que a Casa Legislativa pode auxiliar na disseminação de informação sobre a Operação Corta Fogo e a importância de a comunidade ajudar o Corpo de Bombeiros na coleta de dados dos moradores destas regiões de difícil acesso e com risco de incêndios.