PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MARÇO DE 2023

Reunião debaterá elaboração de Plano Municipal do Livro e Leitura


Encontro proposto pela vereadora Rai de Almeida será nesta terça-feira (28), na Sala B do prédio anexo da Câmara Municipal de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi solicitada pela vereadora Rai de Almeida (PT)



Acontece nesta terça-feira (28), na Sala B do prédio anexo da Câmara Municipal, a partir das 14h30, a primeira de uma série de reuniões públicas sobre a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB).

O encontro é proposto pela vereadora Rai de Almeida (PT) e busca discutir a construção de um plano em conformidade com o que estabelece a Lei Federal 13. 696 de 2018, que institui na esfera nacional a Política Nacional de Leitura e Escrita.

Estão convidados os representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria de Ação Cultural (Semac), do Conselho Municipal de Educação, da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, do Conselho Regional de Biblioteconomia e todos e todas interessados no tema.  

Partindo-se do fato de que a Política Nacional de Leitura e Escrita deve – como prevê a referida lei – ser implementada pela União, por intermédio do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios – e com a participação da sociedade civil e de instituições privadas – a vereadora Rai de Almeida entende que proposição de um plano municipal precisa obrigatoriamente contar a participação coletiva dos principais atores relacionados à temática e com cidadãos e cidadãs que sabem da importância de se fomentar programas, estratégias e políticas públicas voltados para a questão da leitura e do livro.

“A participação de representantes das secretarias de Educação e da Ação Cultural, bem como a de representantes de nossa biblioteca pública, dos conselhos municipal e regional de biblioteconomia – além da presença de professores e professoras, de pesquisadores, educadores e, claro, de leitores e leitoras – é fundamental para que esse plano possa ser escrito coletivamente e contemple o cenário multifacetado que é o do conhecimento” – afirma a vereadora Rai. “É importante que o Executivo também participe e esteja ao nosso lado na construção desse plano”, complementa a vereadora.

Minuta - Na reunião desta terça será apresentada aos presentes uma minuta do PMLLLB – como ponto de partida para as discussões e reflexões. “Elaboramos uma minuta para podermos dar início ao debate sobre o PMLLLB. Por ser justamente uma minuta, a nossa expectativa é que seu texto possa ser alterado, reescrito, ampliado ou refeito mediante o que o grupo presente às reuniões for encaminhando a partir dos debates e das discussões que ocorrerem”, conclui Rai.

Entre os pontos que da minuta do PMLLLB estão a democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura como um direito do cidadão, o investimento na formação de leitores e mediadores de leitura no município de Piracicaba, a valorização institucional da leitura e o desenvolvimento de seu valor simbólico, o reconhecimento da literatura como um direito humano e a garantia de acesso ao livro, à leitura, à literatura e aos espaços a eles dedicados. 



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Educação Rai de Almeida

Notícias relacionadas