
13 DE JULHO DE 2021
Pablo Carajol, do mandato coletivo A Cidade É Sua, conversou nesta terça-feira com o secretário de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, José Vicente Caixeta Filho.
Eixo fundamental na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável, a mobilidade urbana foi apontada como preocupação do mandato coletivo A Cidade É Sua na manhã desta terça-feira (13), em reunião entre o integrante Pablo Carajol, que representou a vereadora Silvia Morales (PV), e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, José Vicente Caixeta Filho.
De autoria do mandato coletivo, o projeto de lei 70/2021, que dispõe sobre a criação e reserva de vagas rotativas em repartições e vias públicas para táxis e veículos que realizem transporte remunerado privado individual de passageiros por meio de aplicativos, foi levado à pauta da reunião, considerando se tratar de competência legislativa própria do Poder Executivo.
Pablo observou que o aumento do número de usuários do transporte por aplicativos implica a necessidade da reserva de espaço próprio para embarque e desembarque dos passageiros em locais de grande rotatividade, como terminais de ônibus e rodoviária, postos de saúde e hospitais.
Também foram discutidas questões técnicas sobre o contrato da Prefeitura com a empresa de transporte urbano TUPi, como a qualidade do serviço prestado e da frota de veículos disponível, a onerosidade dos subsídios e o preço da tarifa, além do número insuficiente de linhas para o atendimento da demanda de descolamento dos usuários em alguns bairros.
Caixeta explicou que o contrato emergencial celebrado com a empresa vigorou até maio e, em razão do procedimento de manifestação de interesse para definição do edital de um novo processo licitatório, o qual tem previsão para conclusão em setembro, foi realizado novo contrato de caráter emergencial com a TUPi.
Esse contrato, continuou Caixeta, teve diversos ajustes de melhorias, como a inclusão de uma frota mais nova e de ônibus com wi-fi e entradas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos, bem como a disponibilização, pela empresa, de aplicativo aos usuários com informações sobre linhas, horários e pontos de parada de acordo com cada trajeto —o "Bus2" pode ser baixado na loja virtual PlayStore.
Além disso, a pasta também desenvolveu o aplicativo "Conte para a Semuttran" —disponível para download no site da secretaria— para acolher sugestões dos cidadãos.
Pablo também levou a Caixeta reclamações recebidas pelo gabinete do mandato coletivo A Cidade É Sua sobre poluição sonora e atmosférica ocasionada por escapamentos de motocicletas em desconformidade com a legislação.
"O mandato coletivo coloca-se à disposição para ações junto à Semuttran no sentido de fortalecer campanhas de conscientização, bem como fomentar e promover diálogos com a sociedade civil, aproximando a relação entre o Poder Público e o cidadão, garantindo o exercício da participação popular nos processos de tomadas de decisão", disse Pablo.