PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MARÇO DE 2023

Requerimentos solicitam informações sobre CRAB e CRAS do Vila Sônia


Situação das unidades é questionada pela vereadora Rai de Almeida (PT)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Rai de Almeida (PT)






Problemas estruturais no prédio do Centro de Referência da Atenção Básica (CRAB) e a fila de atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Vila Sônia são questionados nos requerimentos 153 e 154/2023, respectivamente. As proposituras, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), foram aprovadas durante a 12ª reunião ordinária de 2023, nesta quinta-feira (16).

Nos requerimentos, a parlamentar relata que em visita ao CRAB foram constatados diversos problemas estruturais do prédio, como grandes rachaduras nas paredes e infiltrações em várias salas. Rai de Almeida também relata que o equipamento de ar-condicionado foi roubado e os ventiladores não estão funcionando. “Nessas condições, o ambiente se mostra insalubre tanto para os trabalhadores quanto para os usuários”, criticou a vereadora.

Segundo Rai de Almeida, ela recebeu informações dos profissionais do CRAB de que apenas uma ginecologista atende na unidade, somente às sextas-feiras, e há mais de 100 mulheres grávidas para serem atendidas.

Na propositura, a vereadora questiona a Secretaria de Saúde qual a quantidade de tempo que o CRAB está com problemas estruturais e se providencias serão tomadas. Também é questionada a razão de a unidade manter apenas uma médica especialista em ginecologia, tendo em vista a alta demanda da região e se há previsão de contratação de novas especialistas.

Já no requerimento 154/2023, é relatado que na visita ao CRAS foi constatada uma grande fila de pessoas na entrada da unidade. De acordo com Rai de Almeida, ela foi informada de que o CRAS Vila Sônia tem capacidade de atender apenas 20 pessoas no período da manhã, em razão das férias de um funcionário.

“No fim de 2022, um profissional de assistência social que trabalhava no CRAS Vila Sônia foi transferido para o CRAS Novo Horizonte, já que aquela unidade estava sem nenhum profissional para atender a população”, afirmou a vereadora.

São questionados no requerimento, que será encaminhado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o motivo de não ter sido deslocado profissional para suprir férias na unidade CRAS Vila Sônia, qual o déficit de assistentes sociais e de psicólogas para os CRAS de Piracicaba e qual foi o último concurso público para a contratação desses profissionais.

Na discussão dos requerimentos, durante a reunião ordinária, Rai de Almeida mostrou slides com imagens ilustrando os problemas relatados nos requerimentos. “Eu acredito que o CRAB, devido a estrutura, é um lugar que está em vias de acontecer um problema fatídico com os trabalhadores e pacientes”, afirmou a vereadora que declarou ser “um problema muito grande” a ginecologista atender apenas uma vez por semana diante da quantidade de gestantes da região. Sobre o CRAS, Rai declarou que a unidade "tem equipamentos de ótima qualidade, mas a quantidade de servidores públicos não atende a demanda e há necessidade da realização de concurso público”.

O vereador Josef Borges também discutiu as proposituras. Ele leu um documento que descrevia a finalidade do CRAS, com os horários de atendimento e de acolhidas coletivas. “O concurso público 11/2022 está em andamento, há um déficit de 22 técnicos de ensino superior, assistente social e/ou psicóloga para a composição das equipes mínimas de CRAS, CREAS e Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), com a finalização do concurso público prevista para o fim desse mês, será feita a reposição desses 22 técnicos”, esclareceu.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas