PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE AGOSTO DE 2021

Requerimento solicita informações sobre obras e construções públicas


Propositura é de autoria da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução





A quantidade de obras e construções públicas em andamento que foram assumidas pela nova gestão é solicitada no requerimento 730/2021, de autoria da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas. A propositura foi aprovada por 13 votos favoráveis e 6 contrários, na reunião ordinária da noite desta segunda-feira (9).

O requerimento pede a lista das obras assumidas por todas pastas e secretarias com o endereço completo, valor da obra, data de início, prazo previsto para entrega e as empresas responsáveis pela execução.

A Comissão frisa que no dia 20 de maio foi protocolado o requerimento 515/2021, que solicitava as mesmas informações do requerimento 730/2021, no entanto, somente foi encaminhada a lista de obras cuja gestão e fiscalização estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras.

Em um trecho do documento, a comissão destaca que o requerimento 515/2021 “foi claro ao solicitar ao Chefe do Executivo a lista de obras e construções públicas assumidas pela nova gestão, ou seja, por todas as pastas e secretarias” e diante da resposta incompleta, as informações estão sendo novamente solicitadas por meio do requerimento 730/2021.

Na discussão da propositura, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), afirmou que, em doze anos e meio de mandato, nunca viu esse tipo de requerimento.  “Isso aqui é ‘baguncidade’ e que se ferre todas as secretarias do atual prefeito”, disse.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, destacou que os membros da comissão se dispuseram a entender e acompanhar as obras do município. “É uma discussão em cima de obras da gestão anterior que vieram para essa, as que estão em andamento e foram encaminhadas da gestão anterior para essa”, disse.

Na discussão da propositura, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), afirmou que, em doze anos e meio de mandato, nunca viu esse tipo de requerimento.  “Isso aqui é ‘baguncidade’ e que se ferre todas as secretarias do atual prefeito”, disse.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, destacou que os membros da comissão se dispuseram a entender e acompanhar as obras do município. “É uma discussão em cima de obras da gestão anterior que vieram para essa, as que estão em andamento e foram encaminhadas da gestão anterior para essa”, disse.

Em apartes, os vereadores Anilton Rissato (Patriota) e Rai de Almeida (PT) destacaram a importância de o vereador questionar o Executivo. “É para isso que existe a comissão, para questionar a situação das obras na cidade, quero saber quais são elas e por que muitas estão paradas”, declarou Rissato, relator da Comissão. Para Rai de Almeida, é necessário respeitar papel  dos vereadores em questionar o Poder Executivo.

O vereador Zezinho Pereira (DEM) destacou que são muitas obras em andamento, e foi a administração anterior que contratou as empresas. “Precisamos realmente, daqui para frente, analisar bem as empresas que vão pegar trabalho na cidade. Firmas que deram problemas em outras cidades não podem estar aqui”, afirmou.

Já Paulo Campos (Podemos) declarou que não se pode cercear o direito do vereador de cobrar ações do Poder Executivo, no entanto, como obras são do governo passado, “o requerimento engessa a atual administração”.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr Paulo Campos Pedro Kawai Valdir Marques Zezinho Pereira Anilton Rissato

Notícias relacionadas