PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2024

Requerimento questiona rotina de professores na rede municipal


Propositura de autoria de Pedro Kawai, aprovada nesta quinta (21), quer informações adicionais sobre "dobras" de horários de professores em unidades municipais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai é autor do requerimento 319/2024, que busca informações adicionais ao requerimento 154/2024



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta quinta-feira (21), na 14ª Reunião Ordinária, o requerimento 319/2024, que busca junto ao Executivo informações sobre rotinas e procedimentos dos professores da rede municipal de ensino. 

De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), a propositura quer dados adicionais aos já obtidas anteriormente via requerimento 154/2024, também de autoria do parlamentar, aprovado em fevereiro. 

Naquela ocasião, Pedro Kawai perguntava sobre o procedimento para a mudança de um professor de uma unidade escolar para outra, sobre a quantidade de profissionais atuando na rede e sobre possíveis “dobras” no horário de expediente a fim de atender eventuais demandas de salas de aula sem professores.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que a mudança de unidade escolar pode ser por realizada remoção, mediante Instrução Normativa publicada em Diário Oficial ou por meio de remanejamento, de acordo com as necessidades e prioridades da pasta.

Sobre o efetivo de professores, a Secretaria informou que as vagas não estão ocupadas na totalidade, e que “o processo de reposição obedece aos trâmites legais, sendo que após o pedido de exoneração, é realizada a solicitação de reposição, precedida pela convocação, entrega de documentos, exame médico, atribuição, posse e início, com o agravante de tempo referente ao direito, por lei, do professor de solicitar prorrogação do início de atividades por 30 ou 60 dias”.

Já sobre as “dobras” a fim de cobrir eventuais lacunas de profissionais, a pasta, na resposta ao requerimento 154/2024, afirmou que a prática existe, e que “os professores que possuem interesse em horas adicionais, no período oposto ao de trabalho, se cadastram pelo sistema e apontam as escolas nas quais desejam realizar a “dobra” do período”. 

Agora, por meio do requerimento 319/2024, aprovado nesta quinta, Pedro Kawai quer saber “quantos professores vêm dobrando horário atualmente; em quais escolas vem ocorrendo a dobra de horário; e quantas dobras estão sendo necessárias para realizar o atendimento de crianças com deficiência”. 

O vereador também pede que seja citado o local de atendimento de cada profissional e pergunta quando foi a última convocação para a contratação desses professores e quantos foram efetivamente contratados. 

A propositura, agora, segue para análise e resposta por parte do Executivo. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas