PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE SETEMBRO DE 2023

Requerimento quer dados sobre anemia falciforme no município


Propositura de Acácio Godoy, aprovada nesta segunda (25), pergunta ao Executivo sobre números de pessoas diagnosticas, tratadas e acompanhadas no município



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Acácio Godoy é autor do requerimento 812/2023, aprovado na 53ª Reunião Ordinária da Câmara






A busca por informações sobre a quantidade de pessoas no município diagnosticas e que passam por tratamento regular e acompanhamento contínuo da anemia falciforme, "doença genética e hereditária causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, que perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tomando a forma de foice", é tema do requerimento 812/2023, de autoria de Acácio Godoy (PP), aprovado em plenário na noite desta segunda-feira (25), na 53ª Reunião Ordinária. 

"Estima-se que, no Brasil, uma em cada cem pessoas apresente as alterações genéticas decorrentes da doença, que atinge principalmente indivíduos descendentes de afro-brasileiros", informa o vereador na propositura.

"Atualmente quantas pessoas possuem diagnóstico de anemia falciforme no município? Quantas pessoas passam por tratamento regular e acompanhamento contínuo? Quais os locais em que esses tratamentos são realizados?", pergunta o autor do requerimento. 

Ao discutir a propositura na tribuna, Rai de Almeida (PT) elogiou a iniciativa de Acácio Godoy, na sequência, ponderou: "nós havíamos já apresentado um requerimento de igual natureza, e as respostas vieram bastante evasivas. Pelo indicado, não há um autêntico atendimento tal como deve ter para essa população. Inclusive, uma das respostas que nos foi dada é que há 110 pessoas, quando nós pedimos essas informações, que tinham sido atendidas. E são muito poucas pessoas considerando a população negra que precisa de um atendimento e de um acompanhamento nesse sentido. Portanto, esse requerimento é importante, pois ele vem reforçar as respostas às perguntas que fizemos e para ver se, de fato, eles avançaram nessa questão, pois estava prevista a contratação de um médico para atender a essa população".



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Acácio Godoy

Notícias relacionadas