PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE SETEMBRO DE 2021

Requerimento pede informações sobre a contratação de enfermeiros


Propositura foi aprovada em regime de urgência nesta quinta-feira (23)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Concurso 05/2017 está em vigência até a primeira quinzena de outubro.






De autoria do vereador Cassio Luiz Barbosa, o Cassio do Fala Pira (PL) e da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, foi aprovado em regime de urgência nesta quinta-feira (23), na 33ª reunião ordinária, o requerimento 894/2021, que solicita ao Executivo, informações sobre o Concurso Público 05/2017, para contratação de enfermeiros. 

A propositura destaca que o concurso 05/2017 está em vigência até a primeira quinzena de outubro e que há pessoas na fila de espera para serem chamados a assumir a função. Além disso, os parlamentares foram informados por servidores da ativa, que há casos de profissionais de enfermagem que se aposentaram em diversas unidades de saúde no município, entre elas no Mário Dedini, no Industrial, Vila Cristina e Piracicamirim e que, para cobrir estas aposentadorias, diversos profissionais estão trabalhando por empréstimo para estes setores, o que tem levado a pratica da dupla jornada, ou mesmo ao desvio de função. 

“Queria agradecer a vocês por esse requerimento, o Governo Federal suspendeu todas as contratações na pandemia, então, não poderia contratar médicos e enfermeiros e as pessoas que fizeram concurso público, que pagaram por estes concursos e os prazos estão vencendo. Que faça a suspensão deste concurso”, disse o vereador Cassio Luiz. 

Em aparte, o vereado Pedro Kawai (PSDB) demonstrou apoio ao requerimento. “A lei federal engessa muito o Executivo, só que existe uma preocupação e essa dúvida eu acredito que é o decreto federal, que fala das vacâncias. Eu desconhecia a questão do concurso aberto em enfermagem, são três ou quatro enfermeiros que estão na solicitação de casos emergenciais, porque não chamar do concurso? A gente tem que entender como o Executivo vai conseguir fazer essa reposição tão necessária”, disse. 

Pelo requerimento, os vereadores pedem que se apresente, caso realmente exista, a lista dos que foram aprovados no referido concurso e que ainda não foram convocados a assumir vaga; uma lista de todos os profissionais que estão atuando em desvio de função e a relação de todos os profissionais que estão atendendo fora de sua unidade e ou função de origem. 

Eles também perguntam qual a data prevista para se convocar os profissionais aprovados no referido concurso, já que a última convocação se deu em abril e qual o motivo de se abrir contratação emergencial para suprir demanda menor em detrimento de não se aproveitar o concurso válido 05/2017 para atender a demanda que aparentemente é maior.

 



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Cassio Luiz Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas