PIRACICABA, DOMINGO, 15 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

10 DE ABRIL DE 2012

Representante da Hora Park fala sobre cobrança de estacionamento rotativo


O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Prates, e Adelcio Antonini, responsável pela empresa Estapar Hora Park, explicaram aos vereadores e à popula (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Prates, e Adelcio Antonini, responsável pela empresa Estapar Hora Park, usaram cerca de 30 minutos da reunião ordinária desta segunda-feira (9) para explicar aos vereadores e à população como funciona o estacionamento rotativo em Piracicaba.

O expediente foi suspenso por meio de requerimento do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), que explicou o motivo do convite. "Isso teve origem em função de um projeto de lei que tramita nesta Casa quando funcionava o sistema antigo da Zona Azul, com o propósito de conceder 15 minutos de tolerância para todos os usuários do sistema que fossem estacionar o seu veículo pudessem adquirir o cartão, uma vez que havia, naquela oportunidade, uma certa dificuldade em adquiri-lo."

Paulo Prates contou como foi o processo que resultou na escolha do sistema de parquímetro implantado no final do ano passado em Piracicaba. "Quando iniciamos os trabalhos em 2009, o prefeito Barjas Negri pediu que fizéssemos uma modernização do sistema. O sistema ficou em estudo de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2011, quando fizemos pesquisas em várias cidades, de vários tipos de parquímetros. E depois disso tudo, resolvemos por bem descrever o que seria o sistema. Para fazer a visita técnica, apareceram 17 empresas na primeira fase, depois mais 14, e no final a firma Estapar Hora Park foi a vencedora. Isto posto, fizemos toda a implantação em menos de cinco meses e começou a valer em dezembro de 2011. O que nos agradou muito foi que hoje a aprovação tanto do comerciante quanto das pessoas que se utilizam [do sistema] é de que a qualquer momento tem vaga", comentou o secretário.

Em sua apresentação, Adelcio Antonini falou sobre a atuação da Hora Park, que soma 15 anos na gestão de estacionamento em vias públicas no Brasil e atualmente está presente em cerca de 80 municípios. Na sequência, ele usou dados para mostrar a necessidade da implantação do estacionamento rotativo em Piracicaba, cuja população, em 10 anos, cresceu 12 por cento , enquanto a frota saltou 80 por cento . "É um instrumento para disciplinar o uso do espaço na via pública, o qual democratiza as vagas, diminui a incidência de veículos estacionados de forma irregular, melhora as condições de mobilidade urbana e estimula e promove a atividade comercial", defendeu o representante da Hora Park.

Segundo Adelcio Antonini, a concessão do serviço em Piracicaba tem prazo de 10 anos e representou, nos três primeiros de validade do contrato, a geração de 60 empregos diretos e um investimento de R$ 3,2 milhões na cidade, com a instalação dos equipamentos e a sinalização vertical e horizontal do solo, entre outras intervenções necessárias para o sistema operar.

A zona azul de Piracicaba compreende 2.634 vagas e 151 equipamentos instalados. O tíquete para estacionar custa entre R$ 1 (30 minutos) e R$ 2 (2 horas), podendo ser fracionado de 5 em 5 centavos. Podem ser usadas moedas ou o cartão inteligente, que funciona como um cartão de débito.

O sistema, que vale de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h, destaca vagas com 15 minutos de parada sem cobrança (as chamadas "zonas brancas", muito comuns próximas a farmácias), além de reservar 5 por cento das vagas para idosos e 2 por cento para pessoas com deficiência, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com Adelcio Antonini, a Estapar Hora Park trabalha com equipamentos digitais com transmissão de dados GPRS, capazes de dar a localização das funcionárias que os operam e dos veículos estacionados que, porventura, não tenham efetuado o pagamento da tarifa.

Atualmente, o motorista conta com 10 minutos para providenciar, após estacionar seu carro, o tíquete no parquímetro e colocá-lo à mostra em seu veículo. O prazo, na concorrência para a concessão do serviço, era de 5 minutos, mas foi ampliado a pedido do prefeito Barjas Negri (PSDB), conforme relato de Adelcio Antonini. Por essa razão e motivado pela apresentação que a empresa Estapar Hora Park fez de sua atuação na cidade, Paiva concordou em retirar o projeto que previa o aumento do prazo para 15 minutos.

"Caso ele perca esses 10 minutos, ele ainda tem 2 horas para o pagamento da tarifa de R$ 5, que a gente chama de tarifa de pós-utilização", explicou Adelcio Antonini, acrescentando que, se for paga até as 18h do dia seguinte, a tarifa é de R$ 10.

Em pouco mais de três meses de operação, a Estapar Hora Park arrecadou quase R$ 1,2 milhão com a exploração do serviço: R$ 267,8 mil em dezembro, R$ 267,033 mil em janeiro, R$ 268,328 mil em fevereiro e R$ 346,445 mil em março. Desse total, conforme estabelecido em decreto municipal antes da concorrência, 6,52 por cento são repassados diretamente à Prefeitura, 5 por cento vão para ações de educação no trânsito, 5 por cento destinam-se a ações em sinalização viária e outros 5 por cento são de ISS. Tais percentuais representaram até agora, respectivamente, R$ 74,954 mil, R$ 57,480 mil, R$ 57,480 mil e R$ 57,480 mil.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Gustavo Annunciato / MTB 58.557



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas