
24 DE AGOSTO DE 2009
O Reitor da Unipalmares, José Vicente, a convite do ex-reitor da Unimep, Almir Maia, esteve em Piracicaba na tarde da última sexta-feira, dia 21 de agosto para anun (...)
O Reitor da Unipalmares, José Vicente, a convite do ex-reitor da Unimep, Almir Maia, esteve em Piracicaba na tarde da última sexta-feira, dia 21 de agosto para anunciar oficialmente, em primeira mão, a sua indicação como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que assessora o Governo Federal na formulação de políticas públicas afirmativas. O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB) acompanhou a entrevista coletiva com a imprensa local, em que Vicente também aproveitou para destacar a importância de Piracicaba no cenário nacional, na implantação de leis específicas que beneficiam a comunidade, negra, a exemplo da reserva de 20% de emprego no serviço público, feriado de 20 de novembro, em alusão ao herói negro Zumbi dos Palmares, reserva de 40% na publicidade oficial do município, além de outras ações sociais.
José Vicente também discorreu sobre o papel da ONG Afrobras, que em parceria com a iniciativa privada, no projeto Pererê, em 1998, iniciou programa específico para a inclusão de dois mil negros no ensino superior, no ano 2000, sendo que a meta foi cumprida e, hoje o projeto encontra respaldo na realidade da primeira faculdade da América Latina, instalada em São Paulo, voltada para negros, com 87% de afrodescendentes autodeclarados.
Vicente também destacou as tratativas junto à Secretaria da Board Higher Education and Ministry dos Estados Unidos, que estuda dar divulgação à Unipalmares, como um case de participação da Igreja Metodista do Brasil em processos de inclusão. Na gestão de Maia a Unimep contribuiu no processo de formação da Unipalmares, desenvolvendo todo o processo aprovado pelo MEC (Ministério da Educação) para a criação da instituição, que hoje conta com 1.500 alunos. "É muito triste para um país, como o Brasil, que já atingiu o status de ser a décima economia do mundo, que esse tema precise de uma instituição para tentar minimizar a não presença do negro na sociedade brasileira", disse na coletiva.
No conselho nacional, José Vicente diz que lutará para que o governo Lula inclua em seus processos de licitação, uma pontuação a mais para empresas que garantam empregos para negros e que vinculem a concessão de meitos de comunicação, como rádio e tv.
Martim Vieira Mtb 21.939
Fotos: Márcio Bissoli Mtb 48.321