PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE SETEMBRO DE 2019

Reforma da Praça domina debates na 47ª reunião ordinária


Requerimento 689/2019, aprovado em regime de urgência, solicita informações sobre reforma do ponto turístico



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O debate em torno da reforma da Praça José Bonifácio, na região central da cidade, dominou as atividades legislativas durante a 47ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Por conta da votação do requerimento 689/2019, da vereadora Nancy Thame (PSDB), e que foi aprovado em regime de urgência, o assunto foi discutido por seis parlamentares na noite desta segunda-feira (2). 

Nancy Thame apresentou um panorama histórico da Praça e defendeu uma definição mais conceitual em torno das intervenções do espaço. “Existe diferença entre parques lineares, praças de bairro e praças de área central, que, neste caso, é para toda a população”, disse a parlamentar. No requerimento, ela pede detalhes especialmente sobre a derrubada da fonte luminosa da José Bonifácio. 

Presidente do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio, o vereador Lair Braga (SD) destacou que, apesar de ouvir diversas críticas em torno da reforma do espaço, ele entende que algumas decisões, como a demolição da fonte luminosa, foram por conta de que estava sem uso há cinco anos, tornando o local nascedouro do mosquito da dengue, da chikungunya e da zika, entre outros problemas. 

Já o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) defendeu a reforma e lembrou que, não fosse a falta de dinheiro por conta da crise econômica no País, o prefeito teria dinheiro para fazer uma reforma mais ampla. “Eu convido a todos vocês a participarem das audiências públicas sobre as metas fiscais do Município e vejam a dificuldade para arrecadar, o que cria falta de investimentos”, disse. 

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) criticou a derrubada da base da GCM (Guarda Civil Municipal). “Foi citado aqui que os roubos na área central cresceram, tenho certeza que a falta deste espaço influenciou”, disse. O parlamentar também rebateu o que definiu como “falta de prioridade” do Executivo. “Tem que definir prioridades, a praça recebe cerca de 150 mil pessoas em apenas um mês”, disse. 

A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), e o vereador Pedro Kawai (PSDB) foram na mesma linha e defenderam o direito da autora do requerimento em saber os detalhes. “São muitas questões que temos que discutir sobre a Praça José Bonifácio, algumas delas eu já levei em diversas reuniões, por isso é importante que tenhamos informações para embasar estas discussões”, disse. 

Kawai enalteceu o debate democrático. “É importante saber o que está acontecendo no Município, por isso é fundamental usar os instrumentos que temos, como os requerimentos, para poder solicitar mais informações”, disse.

Ao todo, 20 proposituras estiveram na Pauta da Ordem do Dia, sendo que foram adiados um projeto de lei em segunda discussão e outro em primeira discussão. Foram aprovados um projeto de decreto legislativo, uma moção e quatro requerimentos em discussão única, dois projetos de lei complementar e quatro projetos de lei em segunda discussão e seis projetos de lei em primeira discussão.

O líder da Irmandade de São Benedito, José Mariano, ocupou a tribuna da Câmara para agradecer pelo recebimento de uma Medalha de Mérito Legislativo, entregue pela Casa de Leis, e ao mesmo tempo cobrar ações mais efetivas do poder público para definir a situação de espaços que guardam a história dos negros na cidade.

Também foi entregue a moção de aplausos 103/2019, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), em homenagem aos guardas civis Renata Caetano e Ermisson Soares.

Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h. 

A população também pode assistir na galeria do plenário "Francisco Antonio Coelho". A entrada é por ordem de chegada, sendo necessário se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara (rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com entrada acessível). O espaço conta com vaga reservada para cadeirantes.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas