PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE DEZEMBRO DE 2019

Projetos voltados à tecnologia e inovação são detalhados por técnicos


Na Tribuna Popular, oradores abordaram o Sispait (Sistema Piracicabano de Ambiente de Inovação e Tecnologia) e o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Washington José Pereira Marciano ocupou a Tribuna Popular na 72ª reunião ordinária

Washington José Pereira Marciano ocupou a Tribuna Popular na 72ª reunião ordinária
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

José Alberto Florentino Rodrigues Filho ocupou a Tribuna Popular na 72ª reunião ordinária

José Alberto Florentino Rodrigues Filho ocupou a Tribuna Popular na 72ª reunião ordinária
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Washington José Pereira Marciano ocupou a Tribuna Popular na 72ª reunião ordinária






Dois técnicos ocuparam a Tribuna Popular, durante a 72ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (2), para abordar projetos sobre tecnologia e inovação que contam com o envolvimento do Poder Público, de instituições de ensino e de empresas instaladas no município.

Primeiro-secretário do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, Washington José Pereira Marciano falou sobre o Sispait (Sistema Piracicabano de Ambiente de Inovação e Tecnologia), instituído por meio do decreto 17.051/2017. O sistema tem como participantes o Parque Tecnológico de Piracicaba, incubadoras ligadas a universidades, empresas e instituições públicas e privadas e centros de pesquisas públicos e privados.

O grupo de trabalho é composto pelo secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy, o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, José Alberto Florentino Rodrigues Filho, o presidente do Comedic (Conselho Municipal de Expansão da Indústria e Comércio), Rafael Domarco Aloisi, e o diretor do Parque Tecnológico, Flávio Castelar.

De acordo com Washington, o Sispait está ligado, num ecossistema, aos seguintes atores: integrantes do setor público, hubs de inovação, parques tecnológicos, incubadoras, Sistema S, pessoas jurídicas do setor público e do setor privado, pessoas físicas, "capital angels", polos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, universidades e entidades do quinto setor.

Washington também comentou que Piracicaba deve sediar, em março, um fórum de inovação da agropecuária que terá caráter regional, abrangendo cidades do eixo Campinas-Ribeirão Preto, com a participação de produtores rurais, associação de pecuaristas, empresas, startups e institutos de pesquisa.

CONSELHO MUNICIPAL - Ao término da fala de Washington, José Alberto Florentino Rodrigues Filho, presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e representante da Fatec de Piracicaba, abordou na Tribuna Popular as atividades do conselho.

Ele explicou que o órgão foi criado por lei, em 2000, originalmente para assessorar, estudar e propor diretrizes para uma política municipal de ciência e tecnologia.

Hoje, o conselho é constituído por 23 entidades relacionadas às áreas de ciência e tecnologia do município, tendo como vice-presidente Dagmar Queluz, como primeiro-secretário Washington José Pereira Marciano e como secretária Milene Fagundes Vidal Grivol.

Florentino comentou que o conselho, além de trabalhar por meio de projetos voltados à inovação, também tinha a função de analisar solicitações de empresas de tecnologia do município para a redução e a subvenção de impostos.

Segundo o orador, após uma reestruturação que ocorreu em 2008 e 2009, houve modificações no sistema tributário de Piracicaba e o Conselho Municipal, a partir de então, passou a se preocupar em criar ações para estimular o desenvolvimento de empresas de base tecnólogica.

Florentino também comentou sobre projetos do conselho voltados à inserção de jovens no mercado e elogiou a atuação do Parque Tecnológico de Piracicaba. "Ele vem passando por uma série de transformações e hoje é um espaço muito importante de desenvolvimento tecnológico", disse.

Na tribuna, o presidente do conselho também falou sobre projeto, iniciado em abril, que propõe a formulação de diretrizes para a construção de um Plano Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação e pediu o auxílio da Câmara de Vereadores de Piracicaba para a elaboração da proposta.

"Não podemos assumir metas e compromissos relacionados a atividades executivas, então compete ao município, a partir da sua Casa de Leis ou do próprio Executivo, avaliar essa questão. Estamos trabalhando fortemente na elaboração de diretrizes para que esse plano possa ser desenvolvido", afirmou Florentino.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas