PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE MAIO DE 2023

Projeto de lei institui “Dia Municipal de Combate à Aporofobia”


De autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), projeto de lei foi aprovado em primeira discussão na reunião ordinária desta segunda-feira (22)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de lei é de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC)






O “Dia Municipal de Combate à Aporofobia” pode ser instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio do projeto de lei 31/2023, aprovado em primeira discussão na reunião ordinária desta segunda-feira (22).

O vereador Thiago Ribeiro (PSC), autor do projeto de lei, descreve na justificativa da propositura que a palavra aporofobia tem a sua raiz etimológica do grego á-poros: “pobre, desamparado, sem recursos”, acrescido de fobia, ou seja, a aporofobia significa “repúdio, aversão ou desprezo pelos pobres ou desfavorecidos”.

“Ultimamente, está sendo amplamente utilizado em artigos jornalísticos e em livros para advertir sobre o fato de que se empregam palavras como ‘xenofobia’ ou ‘racismo’ para classificar o rechaço a imigrantes ou refugiados, quando na verdade essa aversão não advém da condição de estrangeiros e sim da situação de pobreza em que se encontram”, afirmou Thiago Ribeiro.

Na declaração de voto, a vereadora Silvia Morales (PV) do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, parabenizou Thiago Ribeiro pela iniciativa e informou que irá apresentar novamente o projeto que institui o combate à arquitetura hostil. “Isso está muito em voga, está sendo muito discutido e é real”, afirmou.

Já o vereador Acácio Godoy (PP) afirmou que o ódio não é do imigrante e sim de quem é pobre. “Que a gente evolua no combate a todos os preconceitos e fogo nos racistas”, afirmou.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas