PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE NOVEMBRO DE 2022

Primeira publicação da Escola do Legislativo conta com sete artigos


Temas como educação para a tolerância, empoderamento de mulheres e regularização fundiária são abordados nos textos escritos por voluntários da Escola



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Lançamento da publicação acontecerá na próxima quarta-feira (16)



Na próxima quarta-feira (16), será lançado o e-book “Educação para a Cidadania e a Experiência da Escola do Legislativo”, primeira publicação organizada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba. O lançamento acontecerá no prédio anexo da Câmara, na rua do Rosário, nº 833, logo após a palestra “Dia Internacional da Tolerância”, que começa às 14 horas.

O trabalho de publicação é da Editora Metodista, ligada à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e a versão digital do livro será disponibilizada gratuitamente no site da editora. A publicação conta com prefácio do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP), e apresentações escritas pela vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua”, diretora da Escola, e pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador.

Segundo Kawai, a Escola do Legislativo possui uma história relacionada à participação popular na Casa de Leis. “A publicação vem para que isso seja perpetuado, que seja motivo de arquivamento e que sirva de estudos para a população no geral”, defendeu o parlamentar.

Sete artigos fazem parte da publicação e tematizam a promoção à cidadania; o empoderamento das mulheres e formação cidadã; o empreendedorismo da população feminina encarcerada; a iniciação política; a educação para a tolerância; a regularização fundiária na construção do ambiente urbano e, encerrando o livro, reflexões sobre mérito e democracia.

Os textos têm autoria de facilitadores voluntários associados à Escola do Legislativo, entre eles Nancy Thame, engenheira e secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba); Marilda Soares, doutora em História Social e assessora especial de projetos na Secretaria Municipal de Educação; Marcelo Bongagna, jornalista e professor-orientador dos cursos de MBA em Marketing e Varejo Físico e On-line do Instituto Pecege; Humberto Dantas, cientista social, mestre e doutor em ciência política pela USP e comentarista político da Rede Vida de TV.

Também assinam artigos Josué Adam Lazier, doutor em Educação pela Unimep, onde atua como docente e diretor de Extensão e Cultura, além de conselheiro da Escola do Legislativo; Aline Meme Gallo, advogada e pós-graduada em Gerenciamento Ambiental pela FEALQ/USP; Silvia Maria Morales, vereadora, engenheira civil e docente da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), além de diretora da Escola do Legislativo; e Tiago Cerqueira Lazier, doutor em Ciência Política pela USP e coordenador de projetos e programas do Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia (IPEDD).

Para a servidora Érica Dinis, secretária da Escola do Legislativo, os textos "destacam a cidadania e a promoção dos direitos humanos na materialização do empenho e da generosidade de pessoas com o mais elevado espírito público”. 

Já a diretora da Escola e autora de um dos artigos, Silvia Morales, enxerga o livro como “um passo importante” para que seja instaurada a prática da publicação de cadernos temáticos com o conteúdo apresentado pelos tutores voluntários.

 As inscrições para a palestra e o lançamento do livro podem ser realizadas neste formulário.



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas