PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE FEVEREIRO DE 2023

Postos de saúde estão sem médicos fixos, aponta requerimento


Propositura do vereador Acácio Godoy (PP) foi aprovada durante a reunião ordinária na noite desta quinta-feira (9).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Acacio Godoy (PP) é autor do requerimento 57/2023, aprovado na quinta-feira (9)






Apresentado pelo vereador Acácio Godoy (PP), o requerimento 57/2023 aponta que alguns postos de saúde do Município estão sem médico fixo. A propositura foi aprovada durante a 3ª reunião ordinária da Câmara, na noite desta quinta-feira (9). “Na minha visão, unidade que tem um médico por semana, está sem médico”, destacou o autor, ao realizar justificativa de voto. 

“Estou solicitando informações, pedindo a lista completa dos postos de saúde, em quais contam com atendimento fixo de médico, de segunda a sexta-feira”, acrescenta Godoy. “Em alguns locais, a Prefeitura informa que teve médico dia 2, dia 10 e dia 28, mas nós entendemos que isso é estar sem médico”, reforça o parlamentar. 

Na propositura, o vereador informa que foi procurado por pacientes e familiares de usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Mário Dedini II, que relatam a falta de atendimento médico clínico. O requerimento pede lista de todos os postos de saúde da cidade, quais estão sem médico, há quanto tempo as unidades citadas estão sem médico fixo, qual a previsão para que essas unidades voltem a ter médico e também solicita lista de óbitos infantis de cada unidade nos últimos anos. 

“Eu estou pedindo um indicativo para cada posto”, observa, ao citar a pergunta sobre a lista de óbitos infantis de cada unidade nos últimos dois anos. “Eu entendo que a falta de atendimento médico prejudica o andamento da saúde naquela região, então eu pedi um único indicativo, a mortalidade infantil dos nossos postos”, ressalta. 

O vereador Pedro Kawai (PSDB) também apoiou o requerimento 57/2023. “Vale lembrar que a falta de médico na atenção básica não é problema de saúde, pode ser outra coisa", disse, ao ironizar as informações do Executivo, de que havia médico nas unidades. “Sim, havia médico, três dias setembro, três em outubro, três em novembro, três em dezembro e, em janeiro melhorou, teve médico quatro dias”, definiu.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Acácio Godoy

Notícias relacionadas