
23 DE MAIO DE 2023
Plano trata de ações educativas para o uso dos recursos naturais e incentivo à redução do consumo
Projeto de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC) ainda pode ser regulamentado pelo Poder Executivo
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em segunda discussão, na 29ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (22), o projeto de lei nº 237/2022, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), que institui o Plano de Educação Sustentável. Com base nas metas ODS4 da Agenda 2030, definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o plano é estabelecido para as escolas municipais.
Tratam-se de ações educativas para o uso dos recursos naturais, com políticas públicas para segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades e erradicação da pobreza, energia, água e saneamento, padrões e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.
O projeto define o estímulo à redução do consumo dos recursos naturais e da geração de resíduos, através de programas de hortas comunitárias, projeção de filmes sobre desenvolvimento sustentável, estudos interdisciplinares, parcerias com a comunidade local e realização de gincanas com a temática sustentável, além de campanhas educativas. A propositura poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.