PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE OUTUBRO DE 2022

PL que denomina teatro semi-arena é aprovado em primeira discussão


Projeto de Lei de autoria da vereadora Silvia Morales dá o nome de “Gilberto Gregolin” ao teatro semi-arena localizado no Parque da Rua do Porto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Em justificativa, vereadora exibiu vídeo com falas de figuras do teatro piracicabano






Na noite desta segunda-feira (17), na 51ª reunião ordinária de 2022, foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei 150/2022, de autoria da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua”, que denomina de “Gilberto Gregolin” o teatro semi-arena localizado no Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”.

O texto da propositura traz o currículo do homenageado. Nascido em Brotas, no interior de São Paulo, em 1959, Gilberto Gregolin foi ator, autor, produtor e divulgador teatral. Morador de Piracicaba, Gregolin participou de diversos concursos literários de poesias e contos regionais e estaduais, sempre representando o município. 

Gregolin foi autor de textos para o Programa Rádio Teatro da Rádio FM Municipal – atual Educativa FM –, que traziam personagens populares de lendas piracicabas, como Inhala Seca, Nhô Lica, O Turco, A Cobrona da Catedral, entre outros. Além disso, escreveu peças teatrais, entre as quais a propositura destaca o espetáculo infantil “Um certo Boi Bumbá”, encomendado no final dos anos 1980.

Como ator, o homenageado participou de peças como “Respire Fundo”, de Emílio Moreti, com o Grupo Pão com Corte e direção de Carlos ABC, em 1979, e “Os malefícios do tabaco”, monólogo de Anton Tchekhov, com o Grupo Metamorfose e também direção de Carlos ABC.

Nos anos 1980, Gregolin participou ainda da Escola de Samba Ekyperalta, contribuindo com o carnaval piracicabano. Ele faleceu em 1991.

Declaração de voto – Na Tribuna “Maria Benedita Penezzi”, a vereadora Silvia Morales justificou seu voto, fazendo a leitura do currículo de Gregolin. A parlamentar exibiu também um vídeo com falas do ator Romualdo Sarcedo e do diretor de teatro Carlos ABC. “Ele era intenso, apaixonado pelo teatro. Era uma pessoa que não aceitava fazer mais ou menos, ele se jogava mesmo”, destacou Sarcedo, no vídeo, definindo a homenagem como “mais do que justa”. 

Já Carlos ABC elogiou o trabalho de Gregolin, que trouxe Fernanda Montenegro, Paulo Autran e outros grandes nomes do teatro em apresentações na cidade. “Foi uma pessoa que lutou e trabalhou muito pelas artes, principalmente as artes cênicas em Piracicaba. Ele começou a produzir espetáculos quando não se sabia nem o que era produção na cidade”, defendeu o diretor. 

A fala da vereadora e o material exibido podem ser conferidos na íntegra no vídeo disponibilizado acima.

 



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas