12 DE ABRIL DE 2022
Autora do projeto, vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", lembrou que a mentora do projeto na cidade é a especialista Thaís Lacerda
Autora do projeto, vereadora Sílvia Morales (PV), disse que o objetivo da semana é trazer o valor da criatividade e inovação para transformação da comunidade
O calendário oficial de eventos de Piracicaba deverá contar com a Semana Municipal da Criatividade e Inovação, a ser promovida anualmente na semana do dia 21 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Criatividade e Inovação celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa foi aprovada em primeira discussão pela Câmara Municipal de Piracicaba, através do projeto de lei 40/22, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”. A matéria foi apreciada pelos vereadores na 10ª sessão ordinária desta segunda-feira (11).
As comemorações previstas no projeto serão realizadas através de reuniões, palestras, seminários, ou outros eventos, tendo como objetivo destacar, valorizar, incentivar e celebrar a criatividade e a inovação para a solução de problemas e no avanço das metas de desenvolvimento sustentável.
A vereadora justificou, no projeto, que o objetivo é promover a economia criativa no município, além de reunir empreendedores sociais, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas, pesquisadores, educadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas a desafios específicos e acionais em torno de habilidades criativas, desenvolvimento de inovação, sustentabilidade e aspetos econômicos e sociais, para fomentar a criatividade em âmbito municipal através de atividades integradas entre as esferas pública, civil e privada.
Ela destacou que o plano econômico e social de muitas cidades foi agravado pela pandemia da Covid-19, e que por isso agora são impostos vários desafios da reestruturação. “O momento nos coloca um grande desafio, o de adotarmos o desenvolvimento de práticas criativas e de inovação, temos a oportunidade de conectar o nosso município às demais cidades e iniciativas que estimulem a colaboração e nos auxiliem na geração de oportunidades através de intercâmbio de ideias e ações, no Brasil e no mundo”, defendeu a vereadora. Confira a discussão do projeto, no vídeo nesta página.